Ministro da Saúde conhece projeto de hospital para Região Metropolitana de Fortaleza
Durante a reunião foram apresentadas ainda as propostas para criação de mais cinco Upas e a universalização do Samu no CE.
Publicado 16/04/2009 09:21 | Editado 04/03/2020 16:35
O governador Cid Gomes apresentou nesta quarta-feira (15/04), ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o projeto de aquisição de um hospital para atender a população dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Durante a reunião, Cid mostrou o interesse do Estado em adquirir uma unidade hospitalar em Fortaleza para atendimentos clínicos e cirúrgicos com 220 leitos, 100 apartamentos e cinco salas de cirurgia. A proposta é que as despesas de custeio – cerca de R$ 40 milhões por ano – seja dividido entre Estado (25%), municípios da RMF (25%) e Governo Federal (50%).
O ministro José Gomes Temporão elogiou a iniciativa do governador Cid Gomes e demonstrou interesse em formar convênio com o Estado e municípios para destinar recursos para parte do pagamento das despesas com custeio. Temporão sugeriu ainda que a gestão do hospital da RMF seja assumida pelas três instâncias: Estado, municípios e União.
“O ministro sempre tem se mostrado solícito com as demandas do Ceará e hoje demos um passo importante para a concretização desse projeto”, disse Cid Gomes. O projeto desenvolvido pelo Governo do Estado tem como principal objetivo propiciar atendimento mais rápido e de melhor qualidade aos cidadãos da RMF – com exceção de Fortaleza, e, consequentemente, desafogar hospitais da Região, como o Instituto José Frota (IJF).
Durante a reunião com o ministro, foram apresentadas as propostas da criação mais cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Estado até o fim de 2010 em Crateús, Quixeramobim, Tianguá, Iguatu e Itapipoca (atualmente são quatro nos municípios de Maracanaú, Sobral, Caucaia e Cascavel) e a universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com quatro unidades base no Estado.
Além do governador, participaram da reunião o secretário da Saúde, João Ananias, a presidente da Aprece, Eliene Leite, os prefeitos de Maranguape, George Valentim; Itaitinga, Abdias Patrício; Tamboril, Jeová Mota; Maracanaú, Roberto Pessoa, e São Gonçalo do Amarante, Valter Peixoto e o deputado federal José Guimarães.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado