Atenção: Paulo Henrique Amorim sob ataque?

Vamos soar o alarme na internet: o Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, aparentemente está sob ataque! O jornalista acaba de me informar por telefone que, desde ontem, quando publicou no Conversa Afiada o vídeo em que Joaquim Ba

A página do Conversa Afiada, muitas vezes, não entra na primeira tentativa. Acabei de fazer o teste! Não entrou! Aparece na tela uma mensagem de “fatal error”. Poucos minutos antes, consegui entrar, mas os links para cada texto do Conversa Afiada estavam falhando: vários outros leitores já perceberam o fato.


 


“São sinais claros de que o sistema operacional está instável, sob ataque; o mesmo ocorreu há alguns meses, quando sofri ataque semelhante de ‘hackers’ que usaram um provedor na Turquia para invadir o Conversa Afiada, disse-me Paulo Henrique. Ele pede para que os leitores fiquem atentos e avisem (podem usar o Escvrevinhador pra isso) sobre dificuldades de acesso, ou qualquer outro sinal estranho!


 


O bate-boca entre Joaquim e Gilmar foi divulgado em primeira mão na internet. Por volta de 6 da tarde de quarta-feira, eu li a notícia no Vi o Mundo, de Luiz Carlos Azenha. Logo depois, a notícia foi replicada pelo Nassif, Paulo Henrique, e dezenas de blogs…


 


Nesse mesmo horário, fui checar nos grandes portais. Curiosamente, nenhum dava a notícia na capa. O Globo, por exemplo, tinha uma nota sobre o assunto, publicada no fim da tarde, mas a notícia estava escondida, não aparecia na capa do G1.


 


Mas o vídeo correu a internet, e à noite foi destaque nos telejornais. Hoje, está na capa dos jornais. Pergunto-me: se o vídeo não tivesse vazado na internet, teria virado notícia? Estou apenas testando hipóteses…


 


Gostaria de lembrar que Paulo Henrique Amorim e Mino Carta travam há vários anos uma batalha quixotesca contra o grupo de Daniel Dantas. Grupo que possui tentáculos na imprensa e — segundo alguns — no próprio Judiciário.


 


O ataque a Paulo Henrique Amorim é um aviso? Estou apenas testando hipóteses… Pode ser só coincidência. Como o afastamento de Protógenes e Paulo Lacerda da PF foi apenas uma coincidência — evidentemente.


 


Outro dado: a leitura dos jornais, hoje, não esclarece o motivo do ataque de Joaquim Barbosa a Gilmar Mendes. Dizem que o presidente do Supremo foi acusado pelo ministro Barbosa de “destruir” a Justiça. Refere-se Barbosa às decisões de soltar Dantas por duas vezes, depois de o banqueiro ter a prisão decretada em primeira instância pelo juiz De Sanctis?


 


De novo, estou apenas testando hipóteses como faz uma conhecida escola de jornalismo instalada no Jardim Botânico, Rio de Janeiro…