Construção da Ponte Manaus-Iranduba avança

Os trabalhos de construção da Ponte sobre o Rio Negro, que vai ligar Manaus à Iranduba, avançam em etapas diversificadas que envolvem as sondagens, fundações, cravação, concretagem das estacas de camisas me

Em terra, na margem esquerda (Manaus) a ponte já conta com 270 metros de pista construídos. Nas frentes de trabalho no Rio Negro das 246 estacas (tubos) da ponte 115, já foram finalizadas. O Consórcio Rio Negro, formado pelas empresas Camargo Corrêa e Construbase, avança também em uma etapa importante da obra: a construção dos pilares deslizantes que sustentarão o vão central do trecho estaiado da ponte, no apoio 40, posicionado no meio do rio.


 


 


Na margem direita do Rio Negro, em Iranduba, a 25 quilômetros da capital  as atividades se concentram na parte viária da ponte, com 97% dos trabalhos concluídos. Nos primeiros seis apoios da ponte que foram erguidos na margem direita, está sendo feita a etapa de construção das vigas travessas.


 


 


Algumas das dificuldades citadas pelos engenheiros do Consórcio Rio Negro são as grandes lâminas d’água, a forte correnteza e profundidades que chegam a 70 metros em alguns trechos do percurso da Ponte. Entre esses equipamentos, está um guindaste com capacidade para movimentar até 300 toneladas, utilizado para posicionar as estacas (tubos) no leito do rio, explica o Gerente de Obras do Consórcio Rio Negro, Henrique Domingues.


 


 


A obra é um empreendimento do Governo do Amazonas e conta com investimentos de R$ 574 milhões, com recursos do Governo Federal financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Devido à grandiosidade da obra, o Consórcio Rio Negro já contratou quase dois mil trabalhadores diretos e indiretos. Atualmente, a construção da Ponte Manaus-Iranduba é o empreendimento que mais emprega mão-obra em Manaus


 


Agecom AM


 


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