Espanha mostra programas de assistência social em Brasília
Gestores sociais de estados e municípios estão aprofundando seus conhecimentos sobre o sistema espanhol de assistência social ao idoso e a pessoas portadoras de deficientes. Ao mesmo tempo, também vão falar sobre a experiência brasileira na área. Nesta
Publicado 23/04/2009 16:11
O evento faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão de Políticas de Inclusão Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Segundo a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ana Lígia Gomes, a oficina vai preparar melhor os gestores para a aplicação de políticas públicas na área. “A qualidade do serviço é diretamente proporcional à capacitação dos trabalhadores”.
Desde 2003, o Brasil e a Espanha mantêm um acordo de cooperação técnica, renovado a cada três anos. A secretária executiva do MDS, Arlete Sampaio, destacou a importância de manter a troca de experiências entre os países.
“O Brasil tem um arcabouço jurídico importante para contemplar a pessoa idosa, o Estatuto do Idoso. Mas isso é pouco. Queremos aprender com a experiência da Espanha o que mais podemos desenvolver tendo em vista que teremos cada vez mais uma população composta por pessoas idosas.”