PCdoB cresce e contribui para o desenvolvimento de Manacapuru

Na terça (22), em Manaus, encerrou a primeira parte do curso de nível II da Escola Nacional de Formação do PCdoB, que aconteceu na sede da escola de formação do comitê estadual do Amazonas. Dentre os inú

De acordo com ele, o município avançou em aspectos importantes nos quatro anos do mandato em que participou. “Dentro do limite do que pode ser feito em quatro anos e das limitações políticas que tem um vice-prefeito, pude contribuir para a construção da base necessária para que Manacapuru entre nessa fase de expansão que começa a viver”, afirmou.


 


 


A avaliação positiva de Elias parte da análise feita do saldo das eleições municipais de 2008. “A eleição do ano passado indicou que o nosso trabalho foi bem desenvolvido. Porque apesar de não termos disputado a reeleição, o grupo político da gestão que participei elegeu o novo prefeito da cidade”, ressaltou.


 


 


Filiado há 6 anos no PCdoB, Elias acumulou uma larga experiência em sua  passagem pelo executivo municipal de Manacapuru, pois também foi secretário de saúde e de coordenação política, função na qual teve constante diálogo com órgãos do judiciário e com os movimentos sociais. Já na pasta da saúde foi responsável pela reforma e pela organização dos postos de saúde que estavam em condições precárias de funcionamento.


 


 


No rumo do desenvolvimento
 


O principal problema dos municípios amazonenses é a questão  emprego e renda. A exclusão dessas cidades nos programas de desenvolvimento, historicamente implantados no Estado, tem arrastado a população do interior do Amazonas para uma condição de penúria, cujas exceções são raras.


 


 


No entanto, algumas iniciativas estão surgindo com o intuito de reverter essa configuração, sendo que a ponte Manaus – Cacau Pirêra, sobre o Rio Negro, e a criação da Região Metropolitana de Manaus (RMM) são algumas delas, e já acenam com a possibilidade de colocar Manacapuru em outro patamar.


 


 


De acordo com Elias, as oportunidades para a população manacapuruense serão elevadas a partir desses projetos. “Manacapuru pode sair do isolamento e atrair a instalação de algumas indústrias, o que aumentará o número de postos de trabalho. E, também, teremos facilidade para abastecer o mercado consumidor de Manaus com o pescado e o que é produzido na nossa agricultura”, disse enfatizando a principal atividade econômica da cidade.


 


 


PCdoB mais forte em Manacapuru                
 


Os avanços vividos na cidade são frutos da intervenção política de um grupo do qual o PCdoB compõe. A colaboração dos camaradas no âmbito institucional é reconhecida pela população da cidade e o reflexo disso foi a eleição de dois vereadores, juntamente com os dois suplentes, mesmo tendo outros partidos na coligação.


 


 


Na atual legislatura, o partido emplacou o presidente da Câmara Municipal e, ainda, permanece com forte atuação no executivo onde está à frente de duas secretarias. “Nesses 6 anos que estou no PCdoB, vi o partido crescer em quantidade e em qualidade em Manacapuru, a ponto da direção municipal estar com o projeto de eleger um deputado estadual em 2010”, destacou.


 


Além disso, Elias afirma que a atuação nos movimentos sociais, uma forte identidade do PCdoB seguiu o caminho da frente institucional. “Temos líderes em todas as áreas da sociedade e somos o partido maior e mais organizado de Manacapuru. Tanto o pescador quanto o intelectual fazem parte da organização. Além do destaque na juventude, pois o partido é o único da cidade que tem uma atuação organizada nessa área”, concluiu.


 


 


De Manaus,


Anderson Bahia


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm