Senado deve votar projeto sobre políticas de cotas
A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado deve colocar em pauta na próxima semana para a votação o projeto que reserva 50% de vagas nas universidade federais para alunos oriundos das escolas públicas, negros, pardos e índios. A r
Publicado 23/04/2009 16:17
Estiveram presentes representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), da Marcha Mundial de Mulheres, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do cursinho pré-vestibular Educafro.
O projeto institui cotas sociais e raciais nas universidades. A idéia é que de 50% das vagas, 25% sejam destinadas ao aluno que cursou integralmente o período em escolas públicas. Ele deve pertencer a famílias com renda per capita de até 1,5 salários mínimos. A outra metade é reservada a alunos negros, pardos e indígenas.
O senador Paulo Paim (PT-RS), que participou da reunião, convocou os representantes de todas as entidades que defendem o projeto a participarem da reunião da CCJ, Paim, que disse estar esperançoso da aprovação do projeto, considerou indispensável a presença na reunião da CCJ, dos representantes da sociedade civil organizada favoráveis à medida.
De Brasília com informações da Agência Senado