SP: PCdoB e FMG discutem reforma agrária nesta 2ª feira
Dando continuidade ao seminário “Desvendar o Brasil – suas singularidades, contradições e potencialidades”, a Fundação Maurício Grabois e o PCdoB realizam nesta segunda-feira, 27, das 17h às 22h, em São Paulo, na sede nacional do partido, o debate “Est
Publicado 23/04/2009 17:00
Assim como o primeiro seminário realizado no começo de abril, o debate é uma contribuição para o aprofundamento e conhecimento da realidade brasileira de hoje e para as formulações e elaborações programáticas do 12º Congresso.
Para debater o assunto estarão presentes Lígia Osório Silva, professora do Instituto de Economia da Unicamp e coordenadora do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp; Marcelo Cardia, engenheiro agrônomo e assessor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; João Paulo, da coordenação nacional do MST, além de representante da Contag.
Como debatedores participarão Francisco Canindé de França, secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do Governo do Rio Grande do Norte e Marcos Kowarick, engenheiro agrônomo.
Quatro grupos temáticos compõem o debate. O primeiro trata do sistema sesmarial e da distribuição de terras para os “amigos do rei”; da situação após a Independência – a suspensão da Lei de Sesmarias, o vazio legal e o conflito entre posseiros e latifundiários; o marco institucional – a Lei de Terras de 1850; a transformação da terra em mercadoria e a conseqüente concentração e monopolização da posse da terra; e a terra e o sistema financeiro.
O segundo diz respeito à evolução do latifúndio rumo à empresa agrícola capitalista – estrutura agrária e cadeias produtivas; desenvolvimento e difusão do proletariado agrícola; transformações nos trabalhadores rurais (crise do colonato, generalização do assalariado agrícola); permanência do latifúndio e da concentração da posse da terra; terra, relações de produção e modo de produção; a disputa pela renda diferencial da terra e produção agrícola e as mudanças na estrutura produtiva.
O terceiro grupo de ideias terá como temas as classes no campo: grandes, médios e pequenos proprietários rurais e o espaço da agricultura na divisão social do trabalho; por fim, será debatida a luta pela reforma agrária; quem luta e quais são as condições de luta pela reforma agrária e o sentido da reforma agrária hoje.
A sede nacional do PCdoB fica na rua Rego Freitas, 192, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo (11) 3054-1800, com Marta Alves ou pelo endereço eletrônico [email protected].
Da redação