Agentes de endemias visitaram mais de 369 mil imóveis em Manaus

Mais de 369 mil imóveis foram visitados pelos agentes de endemias em Manaus como parte das ações desenvolvidas durante a segunda etapa da Operação Impacto de Controle da Dengue, que será concluída na próxim

As ações começaram em janeiro, com visitas casa a casa realizadas pelos agentes de endemias da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que coordena a operação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e militares do Exército, Marinha, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros. Para aferir os resultados globais da Operação está sendo realizado, durante esta semana, o segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) do ano, para verificar os resultados das ações.


 


 


Levantamento da FVS relativo aos meses de janeiro a março deste ano mostra que foram registrados 308 casos de dengue em Manaus. No mesmo período do ano passado foram registrados mais de 5 mil casos da doença.  O diretor presidente da FVS, Evandro Melo, informa que durante as visitas nas casas os agentes fizeram o tratamento químico de 171 mil depósitos de água, como tanques e caixas d’água.   


 


 


As visitas foram realizadas em 188 bairros, das quatro zonas geográficas da cidade. Segundo Evandro Melo a meta inicial era visitar 314.932 imóveis, mas a produção dos agentes foi altamente positiva, ultrapassando a meta estabelecida. “Eles conseguiram visitar 54.499 casas a mais do que o previsto e isso significa mais criadouros eliminados e menos risco de transmissão da doença”, destaca. Mais de 78 mil imóveis não puderam ser visitados por se encontrarem fechados e 2.718 proprietários se recusaram a receber os agentes.


 


 


Agecom AM


 


Ouça a radio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm