Sem categoria

Apuração na Islândia confirma ampla vitória da esquerda

A coalizão de esquerda liderada pela primeira-ministra Johanna Sigurdardottir (socialdemocrata) venceu as eleições legislativas antecipadas da Islândia ao receber o apoio de 49,7% dos eleitores, apurados 100% dos votos.

Com este resultado, o partido da primeira-ministra e seus aliados asseguraram 34 das 63 cadeiras do Althingi, o Parlamento unicameral islandês.


 


Segundo as autoridades eleitorais, a Aliança Socialdemocrata, à qual Sigurdardottir pertence, obteve 28,8% dos votos e 20 cadeiras.


 


Já seu aliado no governo, o Movimento de Esquerda Verde, recebeu apoio de 20,9% dos eleitores e conquistou 14 assentos.


 


Terceiro colocado na disputa, o conservador Partido da Independência teve 22,9% dos votos e elegeu 16 deputados.


 


Por sua vez, o Partido Progressista, de centro, ficou em quarto, com 14,3% dos votos e nove cadeiras.


 


Outra legenda a garantir sua representação no Parlamento foi o recém-criado Movimento Cidadão, votado por 7% dos eleitores e assegurou quatro assentos.


 


O Partido Liberal desceu mais de cinco pontos até o 2,1 e perdeu os 4 deputados que tinha.


 


Esta é a primeira vez em que a esquerda alcança a maioria absoluta numa eleição e que o Partido da Independência perde sua condição de força hegemônica nos 65 anos de independência do país, que tem cerca de 320 mil habitantes.


 


Ainda segundo as autoridades, a participação no pleito, convocado há dois meses por causa da grave crise econômica que a Islândia vive, foi de 85,1%.