ONU enviará missão ambiental a Gaza em maio
Segundo Pnuma, cuidados com meio-ambiente podem ajudar a diminuir a tensão no Oriente Médio, levando israelenses e palestinos a lutarem por uma causa em comum.
Publicado 27/04/2009 18:24
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, informou que enviará uma missão à Faixa de Gaza no próximo mês. Os especialistas devem analisar os danos ambientais causados pelo conflito que terminou em janeiro na área.
Cooperação
O anúncio foi feito pelo diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, após uma visita semana passada a Gaza e a Israel.
No final de uma visita de três dias a Israel e aos territórios palestinos, o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, Achim Steiner, pediu ao governo israelense que adote iniciativas relacionadas à chamada Economia Verde.
Steiner se reuniu com o ministro do Meio Ambiente de Israel, Guilad Erdan, para discutir uma futura cooperação.
Preservação
Ele visitou locais relacionados com as duas principais preocupações de Israel: água e esgoto. E também, uma usina de dessalinização uma fábrica de reciclagem. O encontro aconteceu na semana em que Israel lembra o Dia do Planeta Terra.
Segundo Achim Steiner, os cuidados com o meio-ambiente podem também ajudar a diminuir a tensão no Oriente Médio, levando israelenses e palestinos a lutarem por uma causa em comum.
Em sua missão na região, o diretor-executivo do Pnuma também visitou a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.
Ele se reuniu com o primeiro-ministro palestino Salam Fayyad e viu em primeira mão as consequências do conflito de um mês entre o grupo islâmico Hamas e o exército israelense em Gaza.
Para o Pnuma as condições para o começo da economia verde podem ser criadas com o equivalente a apenas 1% do Produto Interno Bruto, PIB, mundial.