Encontros mostram um PCdoB organizado e popular no Jequitinhonha
Dois encontros macro regionais do PCdoB aconteceram no Vale do Jequitinhonha. As cidades de Araçuaí e Águas Formosas foram as anfitriãs dos eventos que contaram com grande presença de lideranças comunitárias e populares, além de reunirem mais de 100 mi
Publicado 04/05/2009 17:17 | Editado 04/03/2020 16:51
Uma amplo debate sobre o 12º congresso nacional do PCdoB, a crise capitalista e os desafios organizativos nortearam as discussões nos encontros. Participaram representantes das cidades de Salinas, Berilo, Itinga, Santa Helena de Minas, Maxacalis, Joaima, Fronteira dos Vales, Teófilo Otoni e Almenara.
Para o secretário de organização do PCdoB mineiro, Richard Romano, os encontros mostraram um partido enraizado e com rica presença entre as massas populares. “O Jequitinhonha é um dos lugares mais desiguais do Brasil. Nesta região, onde o capitalismo mostra sua cara sem máscaras, o PCdoB vem sendo uma opção legítima daqueles que querem mudanças reais para este quadro”, afirma.
O primeiro encontro aconteceu em Araçuaí e contou com a presença de uma importante liderança do município, o ex- prefeito Dr. Messias, que governou a cidade entre 1993 e 1996. Ele é uma forte referência política no município e, desde o início do ano, é militante do Partido Comunista do Brasil.
Cultura
O encontro de Águas formosas foi marcado pela mesma combatividade e compromisso da militância comunista e se destacou pelas atividades culturais. Uma belíssima apresentação de violas marcou o encontro, que contou também com teatro infantil para as mais de 30 crianças que acompanhavam seus pais ao evento.
Destacou-se também a organização e iniciativa dos militantes do Jequitinhonha. Em Águas Formosas, todas as delegações estavam uniformizadas. Trabalhadores, produtores rurais e jovens de uma das regiões mais pobres do Brasil, esforçaram-se para mostrar com orgulho o partido da foice e do martelo.
De Belo Horizonte,
Pedro Leão