Sem categoria

Mostra ''Filhos do Brasil'' quer inclusão da criança pelo esporte

A mostra itinerante ''Filhos do Brasil'' chega nesta quinta-feira (7) à Brasília. A exposição, que será no Museu Nacional da República, quer sensibilizar e conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a situação das crianças e adolescentes no Brasi

Serão expostos 45 painéis de 3mx 5m com fotos de várias partes do país. São imagens de grande impacto a favor do entendimento e diálogo. Os painéis gigantes, com frases de importantes personalidades brasileiras, como Herbert de Souza e Irmã Dulce, além de citações do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estarão expostas até o dia 7 de junho.



A abertura contará com extensão programação que terá início às 9h30min, no auditório do Museu Nacional, com performance de Marcos Casuo e quatro representantes da oficina do Cirque du Soleil. O ministro do esporte, Orlando Silva, fará a última palestra do dia, sobre ''Investimentos e legados.'' o evento será encerrado com apresentação da Fia USP (Universidade de São Paulo) sobre Programas e metodologias de avaliação de crianças para programas sociais e esporte



A programação do dia inclui ainda palestra com Wilson Cardoso, sobre os ''Objetivos e metas do programa 'Filhos do Brasil – Problemas e soluções' '' e de Júlio Filgueiras, secretário educacional Ministério do Esporte, sobre ''Esporte como estratégia de inclusão social.''



Inclusão pelo esporte



Durante todo o período da exposição – de 30 dias – serão realizadas atividades objetivando o entendimento do tema Inclusão Através do Esporte, um diálogo baseado no desenvolvimento do esporte, que pode unir o povo brasileiro em busca de uma sociedade mais justa para seus filhos.



Especialistas e autoridades governamentais, formadores de opinião e atletas, abordarão temas como o risco social que vivem crianças e adolescentes, analisando as razões e apresentando propostas para interromper o círculo vicioso dos problemas e das distorções que configuram afronta à dignidade e aos direitos do ser humano.



Crianças e jovens alunos de programas sociais e das escolas das redes públicas estaduais e municipais serão levados para a exposição e incentivados a refletir sobre os Filhos do Brasil Os professores e gestores receberão material pedagógico com o mesmo objetivo de estimular a análise do problema.



Com o término da exposição de fotos, o museu criará uma programação na qual uma
vez por semana o museu se chamará ''O Museu é da Criança'' com atividades
especificas para as crianças.



A exposição Filhos do Brasil já esteve em São Paulo e, de Brasília, seguirá para outras cidades do país, no período de um ano.



Programação



Data: 18/5
Debate sobre entendimento, meios de mudanças e mobilização
Mesa: Julio Filgueiras (Ministério do Esporte), Weliton Pantaleão (Secretaria Especial  dos Direitos Humanos) e represente da Universidade de Brasília (UnB)
Local: Auditório do Museu Nacional da Republica.
Período: 13h às 14h



Palestras
12/5 – Gustavo Borges (atleta olímpico)
30/5 – Branco Zanol (atleta olímpico)
7/6 – Jadel Gregório, (atleta olímpico)
Local: Auditório Museu Nacional da Republica
Período: 14:30h às 15:30h



Serviço:
Exposição de Fotos
Data: de 7/5/09 a 7/6/09
Local: Espaço externo do Museu Nacional da Republica
Horário: 7 às 20 horas diariamente



De Brasília
Márcia Xavier