Rio lança campanha para se transformar em patrimônio cultural
A cidade do Rio lançou, no dia 4, a campanha para se transformar em patrimônio mundial da Unesco, na categoria paisagens culturais. O evento ocorreu no Palácio da Cidade, com a presença do prefeito do Rio, do governador Sérgio Cabral e do Ministro da Cult
Publicado 04/05/2009 19:40 | Editado 04/03/2020 17:04
O ministro da Cultura destacou algumas possíveis conseqüências que o título pode trazer, como a elevação da auto-estima dos cariocas e a recuperação da paisagem e da cultura na cidade. Juca Ferreira defendeu que a candidatura tenha um caráter nacional.
“O Rio é tido, no mundo inteiro, como referência de uma cidade idílica apesar de todos os seus problemas. A sua candidatura representa um gesto de generosidade porque, com o reconhecimento, ela passa a ser parte da humanidade, podendo ser apropriada por todos e trará efeitos práticos em todos os sentidos. Por isso, a candidatura tem que ser encarada como brasileira”, afirmou.
Desde 2001, com o envio do dossiê da candidatura, o Rio tenta na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o reconhecimento da cidade do Rio de Janeiro como Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade.
Na área previamente proposta como Rio Paisagem Cultural encontram-se bens ou sítios já protegidos pelos órgãos de preservação do patrimônio cultural, nas três esferas de governo: Floresta da Tijuca, Jardim Botânico, Morro da Urca, Parque do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas, Praça XV e Jóquei, entre outros, que possuem tombamento federal; a orla de Copacabana possui tombamento estadual; o Bairro da Urca e outras áreas de proteção do ambiente cultural, como o Corredor Cultural no Centro, Jardim Botânico, Catete, Glória, Botafogo, Laranjeiras, Ipanema e Leblon, entre outras, são de tutela municipal.
O dossiê vai ser avaliado pela Unesco, que virá à cidade em 2010. O resultado deve sair em 2011. Caso eleita, a cidade vai ganhar uma série de benefícios, como reunir recursos mais facilmente para preservar encantos e belezas da cidade maravilhosa.