Periferia adentra no mundo da arte graffiti sergipana

Provocar na sociedade que vive nas comunidades periféricas o interesse por sua própria realidade é o objetivo do Periferia. Transmitido pela Aperipê TV, todos os sábados, às 14h30, o programa abre espaço para a expressão do pensamento da juventude, reafir

Neste sábado, 09 de maio, o Periferia recebe no quadro 'No nosso Banco', o grafiteiro sergipano André Chagas, que fala sobre sua história e a cena regional da arte graffiti. André teve seu contato com o graffiti desde a adolescência. Em 2000, deu início à produção de diversos trabalhos, em vários locais de Aracaju e no interior de Sergipe. Seus trabalhos são baseados sobretudo na figura humana, geralmente retratada em monocromia, associa sua produção às estéticas surrealista e abstratas.

 

Sua temática se direciona à representação de aspectos da cultura nordestina e dos problemas sociais. Além de grafitar em paredes, também aplica a técnica em diversos suportes como pranchas de surf, capacetes e camisetas. Ganhou alguns prêmios como o do Concurso do Mascote, realizado pelo Setransp, em 2006; o concurso de graffiti realizado pelo SEJESP, em 2004 e o concurso de graffiti realizado pela EMSURB-Aracaju- SE, em 2003.

 

Outras atrações

No Periferia deste sábado, os telespectadores da Aperipê TV irão conhecer como está sendo desenvolvido o programa Pró-Jovem Adolescente oferecido pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) no bairro Santa Maria. O Programa está destinado para a modalidade de faixa dos 15 aos 17 anos e que são beneficiários do Bolsa Família. O programa proporciona a conclusão do ensino médio aliada a cursos profissionalizantes,  tendo como bandeira a instituição dos preceitos do esporte, da cultura e da cidadania. Dentre as idéias trabalhadas nos projetos a mais importante é a do resgate dos laços familiares.

 

Além disso, o Periferia exibe o quadro 'Ação da Reação' – a radicação do Alto do Morro da Reação, no bairro Santos Dumont, periferia da cidade. A banda canta contra as injustiças sociais no mais autêntico estilo reggae roots. A matéria foca no trabalho que a Reação realiza na comunidade em que vive, contribuindo pela melhoria das condições de vida e oportunidades sociais dos habitantes circunvizinhos, mostrando como a banda montou a sede comunitária e passou a realizar uma infinidade de projetos nas áreas de educação, música, lazer, cultura, reciclagem e capacitação sócio-profissional. Todas as atrações do Periferia serão acompanhadas do som do DJ residente Shalom e de flashes da passagem da banda O Rappa em Aracaju, através do Projeto Verão. Vale a pena conferir.