Alencar otimista com nova batalha contra o câncer
O vice-presidente da República, José Alencar, disse estar “otimista” com o tratamento a que terá de se submeter para controlar tumores cancerígenos na região do abdome. Em conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após passar ontem por uma nova
Publicado 13/05/2009 14:47
O relato da conversa foi feito nesta quarta-feira pelo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. “Estamos rezando e pedindo a Deus que ele se saia bem com mais esse desafio pela frente”, disse o coordenador político do governo após reunião do Conselho Político da base governista.
Durante a reunião Lula lamentou o reaparecimento do câncer. O presidente conversou hoje, por telefone, com Alencar, segundo relato de José Múcio.
Pouco mais de três meses após se submeter a uma cirurgia de mais de 17 horas, Alencar teve diagnosticado 18 focos de tumores cancerígenos no intestino. Por ora, a equipe médica trabalha com a possibilidade de submeter o vice-presidente a sessões de quimioterapia e descarta nova intervenção cirúgica.
A equipe médica do Hospital Sírio-Libanês informou que exames realizados pelo vice-presidente comprovaram a volta de tumores na região abdominal. Ele se submeteu, em 25 de janeiro, a uma cirurgia de alto risco, com duração de 18 horas, para retirada de tumores do abdome.
O vice-presidente ficou 27 dias internado, nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 31 de março, Alencar voltou a São Paulo para um procedimento de troca de um tubo plástico colocado dentro da alça de intestino, que substitui seu ureter desde a cirurgia.
Alencar luta contra o câncer desde 1997, sempre com um sorriso nos lábios. Sua atitude corajosa e sem tabus diante da doença granjeou a admiração de aliados e adversários.
Da redação, com agências