Sem categoria

Casos de dengue caem 49% em 2009

O número de casos de dengue registrados no Brasil diminuiu 49% em 2009 em relação ao ano passado. Os dados estão em um balanço parcial da doença, divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde. Os números mostram que o País computou 226.513 notificaçõ

No mesmo período de 2008, o total chegou a 440.360 casos, sendo a maior redução no Rio de Janeiro, com 96,8%.



De acordo com os dados, 18 estados e o Distrito Federal tiveram redução no número de casos de dengue em relação a 2008.



Oito estados registraram aumento: Acre, Amapá, Roraima, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.



Segundo o Ministério da Saúde, o trabalho que teve como resultado a redução mostrada neste ano começou em outubro de 2008, bem antes do início do período de maior transmissão da doença, que vai de janeiro a maio, quando ocorrem cerca de 70% das notificações.



“A dengue deve ser combatida todos os dias, mesmo nos períodos em que as chuvas diminuem. Isso porque o ovo do mosquito pode se manter em condições para eclodir e virar larva por até 400 dias. Por isso, as ações devem ser intensificadas na época das e mantidas durante o ano todo”, afirma o Diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério, Eduardo Hage.



Ações



Entre as ações contra a dengue intensificadas em outubro, estão o aumento de recursos para estados e municípios, que elevou para R$ 1,08 bilhão a verba para o combate à doença, e a compra e distribuição de automóveis, motocicletas, nebulizadores e pulverizadores, usados no combate ao mosquito.
  


Parcerias com os ministérios da Defesa e da Educação permitiram que 2.300 militares ajudassem no combate à doença e no atendimento a pacientes e que a informação chegasse a estudantes e professores em todo o Brasil.



O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, manteve intensa agenda com os gestores nos estados e municípios para que a mobilização fosse mantida mesmo no período de transição de prefeitos e equipes após as eleições municipais.
  


O Ministério também lançou uma nova campanha de mídia sobre a prevenção da doença e anunciou os resultados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) com o objetivo de lançar o alerta nacional de reforço de ações em áreas críticas, entre outras ações.


 


Números
  


A análise do quadro com base nas regiões também mostra evolução favorável dos números da dengue. Todas as regiões registraram queda: 66% no Sudeste; 58,36% no Sul;  31,47% no Nordeste; 30% no Norte e 13,71%.
  


O número de casos de Febre Hemorrágica de Dengue (FHD) também diminuiu para 552 pessoas. Em comparação com às 2.531 ocorrências registradas em 2008, a redução é de 78,2%. Em relação aos casos com complicações, a queda foi ainda maior: 92,6%.



Mesmo com os resultados positivos,  o Ministério da Saúde reforça o alerta junto à população e às secretarias estaduais e municipais para manterem as ações de rotina contra a doença e que as intensifiquem, se for detectado aumento de casos.