Governo lança portal com arquivos da ditadura
O governo lançou nesta quarta (13) o portal Memórias Reveladas, que colocará à disposição da população, na internet, documentos sobre a ditadura militar. São papéis que já estão no Arquivo Nacional e que agora irão para a internet em formato digital. O
Publicado 13/05/2009 20:00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil, Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Nelson Jobim, da Defesa, e Tarso Genro, da Justiça, participam do evento no Palácio Itamaraty.
Na ocasião, foi assinada a portaria para entrega de acervos particulares sobre a ditadura aos arquivos públicos. O governo quer estimular a população a devolver aos arquivos do Estado documentos sobre a repressão e a resistência na ditadura, que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a criação do portal para colocar à disposição da população, na internet, documentos sobre a ditadura militar acaba com a “cultura do segredo de Estado”. “Ela [a cultura do segredo de Estado] está sendo superada pelos esforços do governo e da sociedade”, disse a ministra.
O governo vai enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para regulamentar o acesso da população às informações sobre o período militar.
De Brasília com informações da Agência Brasil