Maranguape é destaque nacional no planejamento urbanístico e paisagístico

O município receberá no dia 19 de maio, no Rio de Janeiro, o Prêmio Destaque Nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico. Uma prova do reconhecimento ao trabalho  da gestão municipal

As fileiras de palmeiras imperiais na Rua Capitão Jeová Colares ajudam a compor a bela paisagem maranguapense, mas estão ali também por um outro propósito: para que a vegetação nativa seja preservada. Um cuidado da Secretaria de Infra-estrutura, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente (Sidam) que se vê em outros espaços e marcam a preocupação em desenvolver ações de planejamento de arborização urbana e preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade.


 


Angico, Aroeira, Pau d’arco, Acácia imperial, Flamboyants são algumas das espécies da flora local que fazem parte da arborização de canteiros, vias de acessos e jardins das praças do município. Basta observar a manutenção e restauração de algumas praças como a Capistrano de Abreu. Enquanto isso, outras são construídas, como a do Novo Parque Iracema, a ser inaugurada este mês.


 


Outra linha de trabalho é a revitalização e conservação do patrimônio histórico e artístico.  O corredor formado pelo Solar dos Bonifácios, Sociedade Artística Maranguapense e Solar das Correias foi restaurado, ajudando a preservar a memória do município.  Já o Museu da Cidade, uma construção do século XIX, foi reformado.


 


Os bairros Novo Maranguape, Parque São João e Pontilhões ganharam a pavimentação em pedra tosca. Destaque também para o investimento da atual administração na infra-estrutura dos recursos hídricos na localidade de Rato e nos distritos de Itapebussu e Manuel Guedes.


 


Todo esse esforço garantiu a Maranguape o Prêmio Nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico, promovido pelo Instituto Ambiental Biosfera. Apenas 30 municípios brasileiros foram escolhidos. Segundo informações dos organizadores do evento, a homenagem é concedida aos municípios que se destacaram pelas suas políticas, diretrizes e ações que resultaram em avanços, melhorias e modernizações das suas cidades pela ótica urbanística e paisagística, proporcionando melhoria a qualidade de vida de suas populações. A solenidade de premiação acontecerá durante o Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana – Urbverde, no dia 19 de maio, no Centro de Eventos do Copacabana Mar Hotel, no Rio de Janeiro.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Maranguape