Comunidade de Conceição cria Fórum para discutir impactos da mineração
No último sábado (16), a comunidade de Conceição do Mato Dentro, cidade localizada a 200 km da capital Belo Horizonte, organizou a primeira reunião para constituir o Fórum Social Municipal, instrumento amplo de debates sobre os impactos da instalação d
Publicado 19/05/2009 16:05 | Editado 04/03/2020 16:51
Numa iniciativa inédita, que demonstrou unidade de ação, o encontro realizado na escola Municipal João Lima conseguiu superar as divisões partidárias e unir representantes das duas grandes alas políticas da cidade. A atividade contou com as presenças de representantes do Prefeito, da empresa Anglo Ferrous, das Polícias Militar e Civil, de lideranças sindicalistas e comunitárias, além da imprensa e militantes do PCdoB.
Considerada uma reunião histórica, a criação do Fórum Social Municipal conseguiu ainda direcionar todas as comunidades, entidades e personalidades públicas para a necessidade de serem tomadas rápidas providências em relação aos enormes impactos que a mineração já tem provocado em Conceição do Mato Dentro.
Nova reunião
Um dos encaminhamentos principais da reunião foi um novo encontro marcado para o dia 30 de maio, às 17h, no salão comunitário de São Sebastião do Bom Sucesso, entre os representantes da empresa Anglo Ferrous e a comunidade do Sapo, uma das regiões bastante atingidas pela atividade da mineração. O objetivo será discutir de forma pública os problemas que têm ocorrido na área, as compensações devidas e as questões fundiárias que estão sem resoluções até o momento. Alguns temas que também serão abordados dizem respeito aos problemas com a água, poluição e desrespeito aos moradores.
Outra resolução do encontro ocorrido no último sábado foi a organização do “Seminário popular sobre os impactos dos empreendimentos minerários na comunidade conceicionense”, marcado para a primeira semana de Julho. Na pauta, educação, segurança pública, saúde, emprego, qualificação da mão-de-obra, meio ambiente e o comércio local.
“A intenção deste Fórum Social Municipal, a ser construído coletivamente, será justamente sair do isolamento político que vive o Fórum do Desenvolvimento Sustentável pela indisposição do poder público, em suas várias esferas, em debater apenas a permanência ou não da empresa, haja vista o enorme e errado consenso formado em torno da palavra desenvolvimento”, explica o professor Gaby Glaus Fernandes, presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Conceição do Mato Dentro.
> > Assista abaixo a dois vídeos disponíveis no Youtube sobre a degradação ambiental, social e humana que será causada pela implantação do complexo minerário de grande porte e mineroduto pelas empresas MMX e Vale, na região de Conceição do Mato Dentro
De Belo Horizonte,
Rafael Minoro