Sem categoria

Congresso da UNE: 14 mil participam da eleição na Uninove-SP

Durante os dias 12,13,14 e 15 de maio a terceira maior universidade do país, a Uninove paulistana, foi palco da maior eleição do congresso da UNE e da UEE-SP (União dos Estudantes de São Paulo). Com o resultado, a delegação da uninove será composta com 12

A eleição ocorreu tranquilamente nos quatro campus da universidade – Vila Maria, Vergueiro, Memorial e Santo Amaro. Mais de 14 mil estudantes participaram do processo eleitoral que contou com apenas uma chapa, ''Da unidade vai nascer a novidade'' (UJS, PDT,DS,PSOL,PV, MICA e mais de 20 CA´s e DA´s).


 


A eleição é um marco importante para o movimento estudantil da universidade. Há três anos o DCE Uninove tinha uma posição divisionista do movimento estudantil e  tentava organizar uma entidade nacional dos estudantes. Hoje o DCE reconhece a UNE e participa dos seus fóruns.



 
''É uma vitória dos estudantes. Unificamos e ampliamos a rede do movimento estudantil em torno da aprovação do PL de mensalidades da UNE e da expansão de programas de bolsas de estudos, como o Prouni'', afirma ao Vermelho Ana Flávia Marques, estudante de jornalismo da Uninove e diretora da UNE.


 


''Essas são as nossas principais dificuldades para nos mantermos na universidade até a conclusão do curso; perto da data de pagamento da mensalidade perdemos até o sono'', agrega Ana.



 
Para Augusto Chagas, presidente da UEE-SP,''em uma eleição com chapa única, a disputa é com a apatia dos estudantes e uma votação expressiva com mais de 14 mil votantes legitima o trabalho das entidades estudantis e ajuda a fazer congressos politizados''.