Encontro Institucional e de Comunicação reúne 45 cidades em BH
No último sábado (16), Belo Horizonte recebeu representantes de 45 cidades mineiras para o Encontro Institucional e de Comunicação do PCdoB. Mais de 200 pessoas, entre deputados, prefeitos, vereadores, assessores legislativos, secretários municipais, mili
Publicado 19/05/2009 18:03
O objetivo foi colocar em pauta a conjuntura política e as eleições 2010, além de fazer uma atualização sobre a participação institucional do PCdoB na vida pública do estado. Os presentes puderam ainda conferir uma mesa especial sobre a Conferência Nacional de Comunicação.
Para abrir o encontro, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) e o deputado estadual Carlin Moura fizeram análises sobre a crise econômica no âmbito nacional e estadual, colocando para os presentes os desafios do PCdoB para apresentar ao povo brasileiro a proposta de construção de uma nova sociedade socialista.
Jô Moraes falou sobre a importância de demarcar terreno, colocando para a população as grandes diferenças entre a concepção neoliberal imbuída no projeto do PSDB e o projeto levado adiante pelo campo progressista, que visa edificar uma nação soberana, ambientalmente sustentável e com distribuição de renda. “A crise trouxe a ruptura do paradigma neoliberal”, disse.
Já sobre as eleições de 2010, Jô foi enfática ao colocar a necessidade de retomar a articulação com os partidos de esquerda e dizer que existem possibilidades de avançar mesmo com a dimensão e os impactos da crise econômica. A deputada federal defendeu ainda, neste momento, a luta de todos em torno da pauta dos trabalhadores, “bandeiras do PCdoB de muitos anos atrás”: redução dos juros, redução do superávit, redução da jornada de trabalho sem redução salarial e proteção do emprego.
“Minas é último bastião no neoliberalismo”, disse o deputado estadual Carlin Moura, ao dar início à sua exposição sobre a crise, criticando a postura do governo Aécio Neves diante do cenário econômico atual. “Eles não fazem uma auto-avaliação, não dialogam com os setores da sociedade, não têm diálogo com a população. Querem fazer parecer que em Minas está tudo bem. Mas, a política da direita já mostrou a sua ineficiência com o povo”, ressaltou.
Cruzando dados comparativos sobre o governo FHC e o governo Lula, Carlin mostrou as enormes disparidades que deixam claro o maior avanço social e a estabilidade econômica desde a eleição do ex-metalúrgico, em 2002.
Conferência de Comunicação
No fim da manhã ocorreu uma mesa sobre a Conferência Nacional de Comunicação, da qual a deputada Jô Moraes é titular da sub-comissão especial. O editor do portal Vermelho, Bernardo Joffily, foi o primeiro a falar e fez um apelo a todo o auditório: que o PCdoB tome como prioridade a sua participação dentro do processo de construção da Conferência.
Já o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Aluisio Morais, trouxe a público o seu depoimento sobre o cerceamento que a imprensa mineira vive sob o governo Aécio Neves, falando com a experiência de quem trabalha em redação há mais de 20 anos. O presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) ressaltou o protagonismo de Minas Gerais na preparação da Conferência, com a organização de Comitês e debates. E o apresentador da Rede Bandeirantes e ex-presidente da Fenaj, Luiz Carlos Bernardes, o Peninha, ressaltou que o estado e a cidade de Belo Horizonte precisam também avançar no debate e na regulamentação da comunicação. (Leia aqui matéria sobre a Conferência)
Institucional
A mesa institucional ocorreu no período da tarde e debateu as perspectivas do PCdoB para atuação à frente de cargos estratégicos nas prefeituras municipais. Também foi uma reflexão sobre a necessidade de se aperfeiçoar cada vez mais esse trabalho, seguindo as diretrizes programáticas das eleições 2008, na busca de 'cidades mais humanas e democráticas'.
O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, participou apresentando os programas da sua pasta voltados para as políticas de inclusão social por meio das práticas desportivas. Wadson destacou o empenho do governo Lula para ampliar o acesso e demonstrou como o Esporte está revolucionando o país, inclusive auxiliando o governo no combate à crise econômica, com investimentos e responsabilidade cidadã.
Duas novidades foram implantadas durante o encontro para aperfeiçoar o diálogo e interação entre as lideranças do partido: o Fórum Permanente de Gestores Público do PCdoB-Minas e o Fórum Permanente dos Parlamentares do PCdoB-Minas. O objetivo é que estes dois mecanismos possam nortear as ações conjuntas do partido, construindo objetivos comuns e aproximando as esferas de poder que contam com a colaboração dos comunistas.
Prefeitos
O Encontro teve ainda mais importância para o PCdoB-MG porque contou com a presença de seus dois prefeitos no estado. Ivo Mendes, de Ibiá, e José Mansur, de Urucânia, trouxeram ao evento a experiência comunista que vem sendo implantada em seus mandatos à frente das prefeitura em ambos municípios. Eles puderam compartilhar com os demais participantes os avanços e desafios de suas administrações e conheceram mais de perto os projetos do Ministério o Esporte, que pretende levar às suas cidades.
Mais dois prefeitos prestigiaram o evento do PCdoB. Padre Aureliano (PTC), de Malacacheta, e Ronaldo Soares (PRB), de Santa Fé de Minas, estiveram presentes e puderam conhecer as bases e a direção do partido.
De Belo Horizonte,
Rafael Minoro e Artênius Daniel