Indenização de Bergson Gurjão será julgada na Reitoria da UFC nesta quinta-feira

A Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou julga nesta quinta-feira, dia 21, às 8h30, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, o pedido de indenização para a família do ex-guerrilheiro do Araguaia Bergson Gurjão Farias.

Bérgson era estudante de Química na Universidade Federal do Ceará (UFC), vice-presidente do DCE eleito em 1968.  Foi preso no Congresso da UNE em Ibiúna e, em 1968, excluído da universidade com base no Decreto-lei 477.


 


Em 1968, no Ceará, foi gravemente ferido na cabeça quando participava de manifestação estudantil na Praça José de Alencar. Em 1969, foi residir na região de Caianos, onde continuou suas atividades políticas. Em 08 de maio de 1972, foi ferido e morto em combate nas selvas do Araguaia.


 


Na Secretaria Especial de Direitos Humanos, em Brasília, existem restos mortais de possíveis guerrilheiros do Araguaia, havendo indícios de um deles ser do cearense Berson Gurjão.


 


O julgamento será público e o PCdoB convida democratas, militantes e amigos que conviveram com Bérgson no período de 64/68 para esta sessão histórica da Comissão de Anistia Wanda Sidou.


 


Carlos Augusto Diógenes Pinheiro


Presidente PCdoB/CE