Prefeito lança projeto de arborização de Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira lançou na manhã desta terça-feira, 19, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), o projeto ‘Plantando Cidadania', que prevê o plantio de 5 mil

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, o projeto vai melhorar significativamente o microclima da cidade, além de diminuir a poluição sonora, purificar do ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças e embelezar a cidade, o que resultará na melhoria da qualidade de vida da população.


 


Ainda segundo ele, o plantio de 5 mil mudas é apenas a primeira etapa do projeto. “Nos próximos anos, a meta é plantar 150 mil árvores em Aracaju”, destacou. O plantio das mudas começa nesta quinta-feira, 21. A presidente da Emsurb, Lucimara Passos, informou que os primeiros bairros contemplados serão os da Zona Norte.


 


“Temos na nossa cidade um déficit de arborização, concentrado principalmente na zona norte. Com esse projeto queremos resolver esse problema. A zona norte terá um número maior de mudas, mas o plantio de árvores vai acontecer em toda a cidade”, informou Lucimara.


 


Comitê Consultivo


 


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), será responsável pela gestão do Comitê Consultivo de Arborização do Município de Aracaju. De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, o grupo terá o papel de discutir o processo de arborização da cidade.


 


O comitê será formado por dois representantes de ONGs ligadas ao meio ambiente; dois engenheiros agrônomos de Sergipe; dois representantes de instituições públicas ou privadas de ensino superior, médio ou fundamental; quatro representantes do município de Aracaju (dois da Emsurb, um da Seplan e outro da Emurb); três representantes do Governo do Estado (um da Adema, um da Emdagro e um da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos); e um representante do Ibama.


 


Mudas


 


Para o plantio, foram escolhidas espécies tolerantes ao clima, umidade e condições de solo. Parte delas será de mudas frutíferas, solicidadas pela própria população. A ONG Instituto Vida Ativa vai doar quatro mil mudas e as mil mudas restantes para a primeira etapa do projeto fazem parte do estoque da Emsurb.


 


As árvores a serem plantadas em toda a cidade são de porte pequeno (Flor de Abril e Pitanga), médio (Angico Vermelho, Araçá Cagão, Aroeira, Azeitona do Mato, Bacupari, Brasileirinho, Caju Precoce, Faveiro, Graviola, Ipê Branco, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Louro Pardo, Pau D'Alho, Pau Brasil e Porangaba) e grande (Casuarina, Craibeira, Felício, Jambo Vermelho Neem Indiano, Tamarindo, Tamboril e Teca).