Sem categoria

Interior é contemplado no Pappe Subvenção

A aprovação de projetos de inovação tecnológica propostos por empresas sediadas no interior do Amazonas, nos municípios de Parintins, Iranduba e Nova Olinda do Norte, foi inserida nos resultados do Edital 17/2008, do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa,

Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção Finep Amazonas), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Entre as 19 micro e pequenas empresas que receberão juntas cerca de R$ 2,69 milhões, três são do interior do Amazonas. É a primeira vez que empresas do interior tem propostas aprovadas no Pappe Subvenção. Outras quatro empresas foram recomendadas para contratação, sendo uma delas de Parintins. A contratação dessas últimas dependerá de desistência ou impedimento das 19 empresas já aprovadas.

Para o diretor presidente da Fapeam, Odenildo Teixeira Sena, este fato sinaliza uma mudança de cultura da subvenção. “Com as próximas edições, a tendência é que o número aumente ainda mais a partir dos resultados que serão apresentados por essas empresas”, afirmou.

Segundo Sena, ainda há certa desconfiança por parte do micro-empresário. “Apesar de a subvenção ser um risco, com investimentos não reembolsáveis, o Estado compartilha os custos do projeto com o empresário, trazendo benefícios para a região e para o país”, salientou. Entre as 19 propostas aprovadas pelo Pappe Subvenção, as principais áreas contempladas foram: madeira, móveis e artefatos; informática; polpas, extratos e concentrados de frutas regionais; alimentos; produtos e serviços ambientais: reciclagem de resíduos.

O Pappe Subvenção é a ponte entre empresas e governo em busca dessa maior produtividade. A médio prazo, a solução para a melhoria do nível de vida e da preservação ambiental somente poderão ocorrer simultaneamente com ganhos de produtividade tecnológicos”, destacou.