Livro conta 'histórias reais' dos direitos humanos no Brasil
A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) lança nesta terça-feira (26), no Palácio Itamaraty, em Brasília, o livro “Brasil Direitos Humanos – 2008: A realidade do país aos 60 anos da Declaração Universal”. O
Publicado 26/05/2009 18:08
A publicação, que comemora os 60 anos da Declaração Universal – marco internacional do tema – traz um panorama da situação dos direitos humanos no país e das principais políticas públicas para a sua promoção.
Em 285 páginas, em formato jornalístico, o livro faz um balanço da realidade brasileira por meio de artigos, entrevistas e reportagens, acompanhado de uma profusão de números e indicadores nacionais. O ministro Paulo Vannuchi, no texto de apresentação, chama atenção ainda para a perspectiva histórica do registro, pois a Secretaria fez uma publicação similar por ocasião dos 50 anos da Declaração, o que permite avaliar a evolução do quadro nesses dez anos.
Os artigos assinados por Fábio Konder Comparato, José Gregori, Nilmário Miranda, Aída Monteiro e Erasto Fortes Mendonça, Carlos Lopes, Flávia Piovesan, Paulo Sérgio Pinheiro, Maria Victoria Benevides, Franklin Coelho, Dalmo Dallari, Marcos Rolim e Antonio Carlos Gomes da Costa Miranda avaliam o passado e o presente dos direitos humanos no país e apontam perspectivas para o futuro.
Nas entrevistas, Frei Dom Luís Flavio Cappio, Celso Amorim, Márcio Pochmann, Nilcéa Freire, Paul Singer, Clarice Herzog, Amelinha Teles, Venício Lima, Gilberto Gil, Márcio Meira e Marcos Rolim analisam o cenário em suas áreas de atuação e apresentam diferentes pontos de vista.
Serviço:
O livro “Brasil Direitos Humanos – 2008: A realidade do país aos 60 anos da Declaração Universal” é uma publicação gratuita da SEDH/PR com tiragem de cinco mil exemplares.
Com informações da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República