Porto Alegre realiza grande ato contra lei de vigilância na internet

Porto Alegre recebeu ma das maiores mobilizações contra o projeto de lei que visa à vigilância e o controle da Internet brasileira. O Ato Público Contra o AI-5 Digital, que aconteceu nesta segunda (25), na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre.

O embaixador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques, que participou da manifestação, diz que a “lei de cibercrimes, além de coibir a liberdade de acesso e de uso da internet e provocar a paranoia coletiva, pode trazer um prejuízo muito grande para a produção e distribuição do conhecimento”. O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), também compartilha esta opinião. “Acredito na importância da regulação da internet, mas não em algo que vá tolher a liberdade e a privacidade das pessoas que utilizam esta ferramenta”.


 


A deputada federal Manuela (PCdoB), que esteve no ato, disse que é necessário que o movimento contra o projeto aumente suas mobilizações, especialmente em Brasilia, para que o Congresso compreenda a importância desta questão.”A internet ainda é um mundo desconhecido no Congresso e só o debate pode esclarecer aos parlamentares que o universo tecnológico é fundamental para a sociedade contemporânea”, disse.


 


 


Manifestações dessa natureza estão ocorrendo, também, em outras regiões do País. Em São Paulo, há algumas semanas, 300 pessoas se reuniram na Assembleia Legislativa para protestar. No dia 1º de junho o protesto será em Belo Horizonte, quando haverá ato público no Teatro Cidade, com debate entre Sergio Amadeu, professor da pós-graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (SP), militante do software livre e do Movimento Mídia Livre, e Idelber Avelar, professor na Tulane University, em Nova Orleans, EUA, que mantém o blog Biscoito Fino e a Massa.


 


 


Na internet circula uma petição contra a “Lei Azeredo”, que já recolheu cerca de 150 mil assinaturas.


 


Redação local, com agências