Inácio é vice-presidente da representação brasileira no Mercosul
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi eleito vice-presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Ele e o deputado José Paulo Tóffano (PV-SP), novo presidente, foram eleitos por unanimidade durante a reunião da representaç
Publicado 28/05/2009 16:35
Inácio Arruda acredita que o Parlamento do Mercosul tem papel estratégico para a reafirmação do Brasil no cenário internacional. Ele, que já ocupou a vice-presidência da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento, afirma que o estabelecimento de uma bancada brasileira mais ampla no Mercosul tem o significado de abrir maior espaço a setores democráticos e populares.
“O maior interesse pela integração deve ser dos setores populares, pois os setores conservadores de nossas nações, que controlam a mídia, têm jogado contra a unidade”, disse Inácio. Ele também está empenhado em encontrar solução para a realização das eleições diretas, especialmente no Brasil, para os parlamentares do Mercosul. A representação analisa a possibilidade de constituir uma comissão de deputados e senadores para formular uma proposta de consenso sobre o tema.
O deputado Tóffano, que exerceu a presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável no Parlamento do Mercosul, na última gestão da instituição, diz que “desde o início do meu mandato lutei pelas causas do Mercosul. Pretendo dar seqüência ao excelente trabalho realizado pelos meus antecessores, buscando a afirmação do Parlamento e seu crescimento.”
A eleição desta quarta-feira ocorreu após um acordo entre os membros da Câmara e do Senado que compõe a delegação brasileira no Parlamento do Mercosul. Na reunião, o conjunto dos deputados e senadores avaliou positivamente o trabalho desenvolvido à frente da Representação e do Parlamento do Mercosul.
De Brasília
Aline Pizatto