Viçosa receberá o maior congresso da história da UEE

De 05 a 07 de junho, a cidade de Viçosa receberá jovens de toda a Minas Gerais para o 41º Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG). “Nosso esforço é garantir uma legítima representação de estudantes de todo estado. O objetivo deste encontro,

Uma gigantesca estrutura será montada para acolher os mais de mil participantes que irão à cidade da Zona da Mata mineira. “Toda infra-estrutura será na própria Universidade Federal [UFV], uma das mais belas e organizadas instituições do país”, afirma orgulhoso Ricardo Anão, coordenador geral do DCE da UFV e diretor da UEE.


 


Os debates sobre educação serão a prioridade do Congresso. A proposta é aproveitar o rico momento de diálogos para iniciar a construção de uma proposta efetiva dos estudantes para a educação superior em Minas. E o momento não poderia ser mais oportuno. O Plano Decenal de Educação acaba de ser encerrado. Durante a sua construção, os movimentos sociais pressionaram e conseguiram a realização de algumas audiências públicas para debater a educação no estado, diferentemente do que queria o governador Aécio Neves(PSDB).


 


Cultura


 


A cidade universitária de Viçosa também prepara uma forte agenda cultural para o congresso. Música, teatro e oficinas vão rechear a programação dos delegados. Uma celebração dos 10 anos de reconstrução da UEE reunirá todos os ex-presidentes da entidade e contará com a participação de varias lideranças políticas do estado. O Ministro Patrus Ananias; a deputada federal Jô Moraes; o prefeito de Viçosa Raimundo Cardoso e o reitor da UFV, professor Luiz Cláudio, são presenças confirmadas.


 


Para a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, o movimento estudantil em Minas tem um importante papel a jogar. O estado tem o maior número de universidades federais, além de uma das maiores redes de ensino superior privado. “Minas é pela sua relevância um dos lugares onde o movimento estudantil deve estar melhor organizado. A UEE mineira é uma fundamental aliada da UNE em todas as lutas que desenvolvemos, não construímos um movimento nacional vitorioso se não tivermos êxito em Minas”, afirma a líder estudantil.


 


Para participar do congresso basta entrar em contato com a coordenação do movimento “Da unidade vai nascer a novidade”, por telefone (31) 8682-9625 ou pelo e-mail unidademg@gmail.com


 


De Belo Horizonte,
Pedro Leão