UJS vence eleição de delegados para Congresso da UNE na UFG
Com 490 votos, a chapa “Precisamos de Você Nesse Cordão”, composta pela União da Juventude Socialista e pela Pátria Livre (JPPL), elegeu 06 delegados a participar do 51º Congresso da UNE que acontece em julho na capital federal.
Publicado 01/06/2009 19:21 | Editado 04/03/2020 16:44
Encerradas as eleições para tiragem de delegados a participarem do 51º Congresso da União Nacional de Estudantes – UNE, a chapa “Precisamos de Você Nesse Cordão”, composta pela União da Juventude Socialista e pela Pátria Livre (JPPL), saiu vitoriosa na Universidade Federal de Goiás (UFG).
A eleição ocorreu nesta quinta feira, 28 de junho de 2009, seguindo as regras gerais do regimento do Congresso com voto em urna, a proporção foi de 01 delegado para cada 1.000 estudantes matriculados.
O movimento vitorioso conseguiu eleger seis delegados (490 votos), outras três chapas concorreram: “Da Luta Não me Retiro” (ligada ao PCB), somou 302 votos – três delegados; a “UEE na linha de frente” (PMDB), obteve 247 votos e também elegeu três delegados, a chapa do PDT teve 13 votos e não conseguiu eleger nenhum delegado.
De acordo com a vice-presidente da UNE GO/TO, Tamara Naiz, “o balanço destas eleições foi bastante positivo, pois os estudantes tiveram ampla participação em todo o processo, achei que esse formato é mais politizado, discutiu temas bastante presentes no movimento estudantil e foi mais democrático”.
“Além das bandeiras de luta como o REUNI, a regulamentação do ensino privado, consolidação da UEG, a solução do transporte urbano, entre outras, uma das principais pautas em debate foi o Plano Nacional de Assistência Estudantil, que é uma bandeira defendida pela UNE em todo o Brasil”, completa Tâmara.
O 51º Congresso da UNE acontecerá de 15 a 19 de julho em Brasília e definirá a política da entidade para os próximos dois anos bem como sua nova diretoria.
Antes disso, acontece o Congresso da União Estadual dos Estudantes de Goiás entre os dias 03 e 05 de julho, na cidade de Anápolis (48 km da capital do Estado).
De Goiânia,
Eliz Brandão