Governo do Estado assina ordem de serviço para Parque Ecológico no Cariri

Com a assinatura da ordem de serviço para iniciar as obras da construção da sede do Parque Estadual do Sítio Fundão, foi aberta, ontem, no Crato, a Semana do Meio Ambiente do Cariri, com a presença do governador Cid Gomes. A obra será executada no período

O projeto contempla a nova sede do escritório da Semace – Cariri e uma unidade da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), além da restauração do engenho velho e da casa principal, que será transformada em um centro de visitação, guardando a memória do ambientalista Jéferson de Franca Alencar.


 


O gerente regional da Semace, João Josa Melo, informou que já está sendo implantado o canteiro de obras para o início dos trabalhos.


 


Criado por meio do Decreto Estadual 29179/2008, o local possui uma área de 93.520 hectares caracterizada como unidade de conservação de proteção integral. O Sítio Fundão faz parte do Geotope Batateiras, do Geopark Araripe


 


A programação da Semana do Meio Ambiente no Cariri prossegue, hoje, com o plantio de árvores no Seminário São José do Crato e palestra sobre resíduos sólidos na cidade de Barro. Amanhã haverá palestra na cidade de Jardim sobre poluição sonora. Na quinta-feira, no auditório do Sesc do Crato, acontecem debates sobre os Desafios Ambientais para a Cidade. A programação será encerrada, sábado, em Juazeiro do Norte, com exibição de vídeos, mini-palestras, abordagens educativas, distribuição de folders e doação de mudas, em parceria com o Shopping Cariri. Também será feita doação de mudas em Brejo Santo, Jucás e Potengi.


 


Já no Sertão Central, aconteceu uma gincana ecológica. Essa foi a maneira encontrada pelos mais de 400 operários da Mississipi Calçados para homenagear o meio ambiente este ano. Durante todo o mês de maio dezenas deles participaram de uma maratona de provas onde o foco principal foi a preservação ecológica na “Terra dos Monólitos”.


 


Escolheram o Açude do Cedro, um dos mais belos cartões postais do Estado, para despertar a atenção das autoridades e a conscientização coletiva sobre a importância da preservação do exótico parque natural.


 


Além da doação de coletores especiais, as equipes recolheram mil quilos de lixo das margens e entorno do mais antigo reservatório hídrico do País. Fogões, cadeiras, pneus e até bacias sanitárias, a montanha de entulho formada pelos voluntários se transformou numa prova de descaso com o meio ambiente. Mesmo assim, os organizadores do projeto Ecovida Dakota, na unidade calçadista de Quixadá, comemoram os resultados do movimento.


 


No ano passado eles haviam removido dali meia tonelada a mais de lixo. A idéia é conscientizar a população sobre a importância do reservatório.