Amazonas comemora o dia do Meio Ambiente e da Ecologia
As reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amaná juntamente com o Parque Nacional do Jaú formam o maior bloco de floresta tropical protegida do mundo, totalizando cerca de seis milhões de hectare
Publicado 03/06/2009 16:59 | Editado 04/03/2020 16:12
O evento é realizado pelo IDSM, cogestor das reservas em parceria com o governo do Amazonas, em homenagem ao Dia do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorado em 5 de junho.
A programação começou na segunda-feira, dia 1º de junho, com palestras no município de Tefé, cidade próxima à Reserva Mamirauá e onde se localiza a sede do Instituto. Serão realizadas, até quinta-feira dia 04, 37 palestras em 18 escolas das redes municipal e estadual de ensino e na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além de uma exposição sobre as atividades de programas de pesquisa do IDSM no centro da cidade, hoje, dia 03.
Entre os temas das palestras e da exposição estão, por exemplo, as pesquisas com o jacaré açu (Melanosuchus niger) – em Mamirauá, estão as maiores populações desse animal – e com o peixe boi amazônico (Trichechus inunguis), o único que vive em água doce e encontrado na reserva Amanã. Ele é classificado como vulnerável na lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UINC). O evento é realizado pelo IDSM, cogestor das reservas em parceria como governo do Amazonas, em homenagem ao Dia do Meio Ambiente e da Ecologia.
Agecom AM
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm