Chapa 1 vence congresso da Famerj, mas derrotados invadem a sede
O congresso da Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro (Famerj) não terminou como deveria. Percebendo que seriam derrotados, a chapa 2 se retirou do congresso, desrespeitando o processo democrático. A chapa 1 foi a vencedora, tendo à fren
Publicado 03/06/2009 20:26 | Editado 04/03/2020 17:04
Dando continuidade ao autoritarismo e a arbitrariedade, a chapa 2 – derrotada no voto – invadiu a sede da entidade, impedindo a entrada das federações e dos componentes da chapa 1, que estão sendo constrangidos pelos seguranças contratados pela chapa 2.
O congresso, que aconteceu na Escola Técnica Ferreira Viana, no Maracanã, começou na sexta-feira (29), quando foram cadastrados os delegados, cerca de 652 ao todo. No dia seguinte, a chapa 2 se negou a votar o regimento interno, tumultuando o processo. Mais tarde, eles se retiraram.
A atitude contraria a história de 31 anos da entidade, que surgiu justamente em 1978, no período ditatorial – quando partidos políticos e sindicatos encontravam-se ilegais –, unificando diversos setores dos movimentos sociais para lutar pela democracia no Brasil.
A chapa 1 manteve a continuidade do congresso, aprovando o regimento e mais tarde a eleição da nova diretoria.
Segundo Paulo Cesar (PC), a chapa 1 pretende, agora, mobilizar o movimento comunitário para que todos tomem conhecimento da atitude arbitrária da chapa opositora, que abandonou o local, não respeitando a maioria do congresso. A justiça também deve ser acionada para solucionar o caso.