Paraná: PCdoB avança no debate do projeto político
A direção estadual do PCdoB do Paraná se reuniu sexta-feira e sábado (29 e 30/05) em Curitiba para discutir o projeto político do partido, a organização partidária e formatar a nova fase da campanha Mais PCdoB. As reuniões homenagearam João Amazonas, mort
Publicado 03/06/2009 17:43
Na sexta, a reunião da Comissão Política Estadual contou com a presença de Walter Sorrentino, secretário nacional de Organização do partido, de Athaíde Ferreira Jr., prefeito de Wenceslau Braz e do vereador Valdenir Pontes, o Ni. No sábado, a reunião o Pleno do Comitê Estadual contou com a participação especial do vereador de Cianorte, Oscar Cezario.
Sobre o projeto político eleitoral para 2010, o partido decidiu, atendendo ao projeto nacional, pela prioridade na eleição para a Câmara Federal, ficando definido o nome de Ricardo Gomyde, que já foi deputado federal e atualmente preside a Paraná Esporte. Para deputado estadual, a reunião apontou a necessidade da construção de chapa própria, composta por lideranças regionais que já militam no PCdoB, além de intensificar os esforços para filiação de novas lideranças.
Com relação à disputa para o governo do estado, a direção entende que ainda é muito cedo para definições de apoio e coligações. Ficou definido que os dirigentes estaduais realizarão conversas bilaterais com os aliados da base de apoio do presidente Lula, a exemplo da reunião já realizada com o vice-governador Orlando Pessuti, do PMDB. No caso da disputa das vagas ao Senado, a direção examina a possibilidade do lançamento de uma candidatura, para reforçar a identidade e o projeto político-eleitoral do partido.
Quanto à organização partidária, foi discutida a preparação do 12º Congresso do partido e das conferências municipais e estadual, tudo isso nos marcos da campanha Mais PCdoB. A importância da realização do 12º Congresso do PCdoB foi ressaltada no debate entre os presentes. A crise capitalista e a necessidade de alternativas ao modelo econômico atual elevam o papel do debate político dos comunistas e da esquerda mundial.
A reunião definiu ainda as metas de mobilização para o processo de conferência em 3.500 militantes reunidos na base para os debates. Também foi definida a meta de constituir partido em pelo menos 120 municípios, e desses pelo menos 20 diretórios municipais permanentes. Todos os municípios em que o partido estiver organizado deverão realizar a conferência municipal.
A reunião do Comitê Estadual marcou o início da segunda fase da campanha Mais PCdoB, que terá como eixo fundamental assegurar os critérios de organicidade e de estruturação, contribuindo para o enlace entre as diversas frentes da construção partidária.
Construção dos resultados
Segundo Milton Alves, presidente estadual do PCdoB, a reunião foi fundamental pois definiu os rumos do projeto político eleitoral, o que permite ao conjunto partidário trabalhar com segurança na construção dos resultados. “Com essas definições, as lideranças partidárias podem construir suas candidaturas com segurança, isso também facilita a tarefa de atrair mais lideranças para o partido”.
Segundo o Secretário Estadual de Organização, Joel Benin, o partido está vivendo um bom momento, focado no crescimento e na organização. “O 12º Congresso do PCdoB irá reforçar o sentimento da necessidade de cuidar e preparar o partido para as batalhas da vida política.”
Os dirigentes partidários prestaram homenagem a João Amazonas, principal teórico e construtor do PCdoB, morto em 27 de maio, há sete anos. Para marcar a data, a reunião do Pleno do Comitê Estadual foi chamada de Pleno João Amazonas.
Resolução
A seguir, o Partido Vivo reproduz o a resolução da reunião.
Pleno João Amazonas
Resolução do Comitê Estadual sobre o quadro político, o projeto eleitoral 2010, a Campanha “Mais PCdoB” e o 12° Congresso do PCdoB.
1. A conjuntura nacional e internacional é marcada pela crise econômico-financeira mundial, que penaliza sobretudo os trabalhadores no mundo todo, com demissões em massa e redução de salários e direitos.
As medidas adotadas pelos governos dos países centrais não conseguem conter os efeitos imediatos e danosos da crise (recessão, falências, desemprego massivo, etc.). Tudo indica uma crise de prolongada duração.
No Brasil, os efeitos da crise continuam a abalar a economia, reduzindo as perspectivas de um crescimento sustentado e de maior distribuição da renda e da riqueza produzida no país.
No entanto, sem romper com as amarras da política macro – econômica ortodoxa, o governo do presidente Lula executa medidas anti-crise, buscando enfrentar as conseqüências da mesma. Ao mesmo tempo a oposição conservadora opera, em meio a crise, para acuar o governo de Lula, criando fatos políticos a partir das dificuldades oriundas da turbulência econômica (como por exemplo: CPI da Petrobras, poupança, etc.).
2. Sobre o cenário político no estado atravessamos uma fase de transição, de abertura de um novo período – “a sucessão de Requião”. Grosso modo, o desenho das forças políticas para 2010 apontam para os seguintes blocos: Álvaro Dias (PSDB), Beto Richa (PSDB), Osmar Dias (PDT), Orlando Pessuti (PMDB)e o PT que lançou o ministro Paulo Bernardo – e que no último mês neste partido surgiu uma resistência a composição com Osmar Dias.
Esse quadro em desenvolvimento pode sofrer alterações e certamente os palanques nacionais em formação terão influência no desenlace do processo em curso.
3. A conduta do PCdoB será a de contribuir para a consolidação e avanço das forças que se aglutinam em torno do presidente Lula. Neste sentido, o nosso caminho político levará em conta em primeiro lugar, os objetivos de acumulação e expansão da força eleitoral do partido; e em segundo lugar, um programa com base em avanços sociais e econômicos iniciados nos governos de Lula e Requião. Neste momento, nosso partido tem efetivado consultas e contatos com partidos e personalidades políticas visando contribuir para uma perspectiva mais avançada para o pleito de 2010 no estado.
4. O projeto eleitoral em construção pelo PCdoB no estado terá como eixo estruturante os objetivos nacionais do partido – ou seja, a ampliação da bancada federal. Neste sentido, todo o esforço partidário indica a necessidade da concentração de forças e candidaturas.
Na eleição de deputado federal o nosso projeto exige a concentração com coligação proporcional.Para assegurar esse objetivo partidário apresentamos a pré-candidatura do camarada Gomyde para deputado federal.
Para a disputa de uma vaga para a Assembléia Legislativa avaliamos a necessidade de ampliar as possibilidades eleitorais do partido. Neste sentido, orientamos para um amplo esforço de filiação e mobilização interna para preparar as condições para o lançamento de uma chapa própria para a disputa na Assembléia Legislativa.
Em relação a disputa majoritária para o Senado devemos examinar a possibilidade do lançamento de uma candidatura, reforçando a identidade e o projeto político-eleitoral do partido.
Portanto, a direção partidária deve neste momento concentrar energias para a construção política e material do projeto eleitoral para 2010.
5. Quanto a Campanha “Mais PCdoB” de estruturação partidária encerramos a primeira fase, de lançamento e mobilização. A partir de agora a campanha deve assumir um caráter qualitativo, priorizando indicadores de organicidade e de estruturação partidária.
Nesta fase, a direção estadual fará um monitoramento qualitativo centrado no fortalecimento político e orgânico dos comitês municipais (com reuniões para tratar do tema em cada comitê) e no fomento de atividades de finanças, filiação, formação e comunicação.
As metas da Campanha “Mais PCdoB” visam também estimular e inserir o coletivo partidário no grande esforço de preparação das atividades do 12° Congresso do PCdoB no estado.
6. Quanto ao 12° Congresso / Conferência Estadual
a)Convocar toda a militância a se engajar no esforço , na mobilização e no intenso debate de idéias em torno do temário do 12° Congresso do PCdoB;
b) Convocar a Conferência Estadual para a data de 3 e 4 de outubro, conforme as normas e critérios estabelecidos pelo comitê central.
c) Indica para a Comissão Organizadora responsável pela conferência estadual os camaradas Milton Alves, Ricardo Gomyde, Joel Benin, Elza Campos, Niloton Bobato, Ivan Carlos de Souza, Zenir Teixeira, Zequinha.;
d) Delega a Comissão política estadual a eleição das comissões específicas que irão dirigir os trabalhos para a realização da Conferência Estadual;
e) Orienta a realização de amplos debates sobre as teses do 12° Congresso, com mesas redondas, palestras, seminários e encontros temáticos (formação sócio-econômica do Paraná e setoriais: trabalhadores, juventude, área institucional e comunicação).
f) Incentivar a mais ampla participação de quadros e militantes nas tribunas de debates do congresso, assim como no espaço estadual de debates da Conferencia Estadual.
g) Delega para a Comissão Política a definição das metas de mobilização da Conferência e do 12° Congresso do PCdoB.
h) Consolidar o partido em 120 municípios, a partir dos maiores e alcançar 20 diretórios municipais definitivos (Relação em anexo);
i) Reunir no processo de construção do 12º Congresso, da Conferência Estadual e das Conferências Municipais 3.000 militantes filiados na base. Cada município deverá definir a sua meta. Neste contexto é importante continuar com o processo de filiações. Decide também que cada comitê ou comissão provisória realize as conferencias.
j) Nesta fase também vamos continuar realizando reuniões macro-regionais e nos principais municípios, discutindo, com o partido, a construção das conferências e da organização do Projeto 2010, tendo como objetivo fortalecer as direções para garantir o êxito do projeto político eleitoral do partido;
k) Ampliar a contribuição militante através de carnê, débito automático e aquisição da carteira;
l) Continuar realizando a programação dos cursos de formação do partido nos principais municípios;
m) Fortalecer a comunicação do PCdoB, através da utilização do Blog e potencializar a cobertura jornalística produzida pelas atividades do partido e das frentes de atuação de massa.
n) Convocar para 11 de julho o encontro estadual de organização.
7. O Pleno do C.E. delibera também um esforço de todo coletivo partidário no estado para apoiar os camaradas da juventude na eleição da nova diretoria da UPE. Assim como empenho na consolidação da CTB e na mobilização para a assembléia nacional do CEBRAPAZ.
8. Aprova a constituição da comissão diretora da Fundação Mauricio Grabois para representar a instituição no Paraná.
Curitiba, 30 de maio de 2009
Para baixar a resolução e os anexos, clique aqui.
Da redação local