Viradão Cultural: Jandira anuncia programação do evento deste fim de semana

A cidade do Rio – de eterna vocação cultural – vai ferver neste fim de semana. Serão 48 horas de programação cultural ininterrupta desta sexta (5) até o domingo (7). No dia 2, a secretária de Cultura do Rio, Jandira Feghali, anunciou a programação, que va

Boa parte dos cerca de 300 eventos programados acontecerá em locais abertos, como os quatro ''palcões'' na Praça Quinze, Santa Cruz, Madureira e Cidade do Samba. Ou ainda nos palcos itinerantes – Viramóvel e Palco sobre rodas – que passarão por bairros como Campo Grande, Pavuna, Méier, Bangu e Leme. A programação ao ar livre se espalha ainda por ruas e praças, como a Rua do Mercado, Praça Tiradentes, Praça do Méier, Praça Afonso Pena, Praia de Copacabana, Lapa, Viaduto de Madureira, entre outros.



“A rua é a grande vocação do carioca, que não gosta de praça vazia. O Viradão mostra uma meta da nossa gestão, que é fazer da cultura uma forma de reflexão e transformação da cidade. Nosso lema é a cultura como um direito à cidade e ocupar a rua e os espaços públicos é um passo em direção a isso”, diz a secretária de Cultura da Prefeitura do Rio, Jandira Feghali.



A Secretaria de Cultura lançou uma página especial para o Viradão (www.viradaocarioca.com), onde cada pessoa poderá definir sua programação do fim de semana. As atrações especialmente programadas para o Viradão serão gratuitas ou com preços populares.



O primeiro evento será um Festival de Música na Sala Cecília Meirelles, na Lapa. Mas o show oficial de abertura ficará por conta do músico Carlos Lyra, que se apresentará no palco Rio de Janeiro, Fevereiro e Março, na Praça XV, às 21h, de graça. No mesmo dia, ainda tem Tom Zé no Galpão do Aplauso (Rua General Luís Mendes de Moraes, 50 – Santo Cristo), com entrada por apenas R$ 5 + 1Kg de alimento.

Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira