Sem categoria

Cuba: governo anuncia mudança no comando do Banco Central

O presidente cubano, Raúl Castro, anunciou hoje a nomeação de Ernesto Medina como novo ministro-presidente do Banco Central. O agora ex-dirigente do banco, Francisco Soberón, renunciou a seus cargos no Governo, no Parlamento e no Comitê Central do Partido

Segundo um comunicado oficial, Soberón foi “liberado” pelo Conselho de Estado do cargo que desempenhou durante quase 15 anos “com lealdade e honestidade, da mesma forma que a maioria dos ministros que foram substituídos em março”.

Há três meses, Raúl Castro anunciou a reestruturação governamental mais profunda dos últimos 15 anos na ilha, que incluiu a destituição de oito ministros e quatro vice-presidentes. Entre eles estavam o vice-presidente Carlos Lage e o ministro das Relações Exteriores Felipe Pérez Roque.

Segundo o comunicado, Soberón, de 65 anos, pediu para ser substituído no comando do Banco Central, como membro do Comitê Central do governante Partido Comunista, como membro do Conselho de Estado e como deputado.

Segundo o informe, após 48 anos de trabalho, Soberón quer “realizar o velho sonho de se dedicar a escrever e investigar sobre finanças internacionais, pondo seus resultados à disposição do Partido e do Governo”.

Soberón, que entrou em 1970 no PCC e foi eleito membro do Comitê Central há três anos, desempenhava um importante papel na política monetária e financeira de Cuba, junto ao agora ex-presidente Fidel Castro, assim como no processo de centralização econômica do país.

Medina, o novo presidente do Banco, é economista, presidia até agora o Banco Financeiro Internacional, também do Estado, e, por 35 anos, desempenhou diferentes cargos de direção no sistema bancário cubano.

Com agências