Sem categoria

Tocantins: Revolução Cubana é tema de Semana Acadêmica.

26 DE MAIO DE 2009 – 13h43

Por Adriano Francisco

De Porto Nacional

Teve inicio ontem no Campus da UFT de Porto Nacional a Semana Acadêmica do Curso de História, promovido pela parceria entre CA e professores, os debates se estendem desta segunda até sexta-feira quando será encerrada pela conferência do Doutor Marcelo Siqueira Ridente, especialista no ano de 68, ano de rebeldia que teve uma das inspirações na Revolução Cubana. Durante toda a semana palestras, mini-cursos, oficinas e filmes farão parte da agenda do Campus. E após a conferência de encerramento uma festa está marcada.

Abertura

Nesta segunda,25, os alunos forma recebidos por um Grupo de Folia de Reis e a palestra de abertura foi proferida pelo Ministro Conselheiro representante da Embaixada cubana no Brasil, José Jesús García Herrera, cerca de 100 pessoas acompanharam. O Ministro falou sobre a realidade da ilha, conjuntura interncional, governo Obama, sobre o Brasil e a America Latina. Disse conhecer Porto Nacional pelos livros de história disse estar "orgulhoso por estar em uma cidade importante para a Coluna Prestes", em Porto a Coluna foi recebidade pela comunidade e editou um exemplar do informatico da expedição revolucinária nas tipografias do jornal O Norte.

Sobre política internacional disse que deve partir de Obama as iniciativas para mudar a relação de Cuba com os USA. Já que, "nosso povo não tem nada contra os americanos", más, " partiu deles a acusação de povo inimigo". Portanto o povo cubano espera mudança, porém, continuará sua jornada em busca do socialismo. José García presenteou a Bibliotéca do camps com livros, albuns e DVD's. Recebeu o livro do Professor Wolfgang Teske sobre a comunidade quilombola de Arraias.

A expectativa do presidente do Centro Acadêmico, Aloísio Lima, é de participação de mais de 400 pessoas nos 5 dias de atividades. Aloísio, que é do Comitê Estadual do PC do B Tocantins, recebeu o um livro de presente.