Sem categoria

O futebol amazonense precisa de investimentos para soerguer

O ministro do Esporte, Orlando Silva, diz que será fundamental melhorar a posição do futebol profissional amazonense no cenário nacional. Isso levando em conta que, na condição de cidade-sede da Copa de 2014, Manaus receberá investimentos vultosos na sua praça esportiva. Prestes a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, o Nacional é o time em melhor posição do estado.

Ministro Orlando Silva e deputada Vanessa Grazziotin Segundo o ministro, é importante que o poder público ajude nessa tarefa incentivando a iniciativa privada a investir para melhorar o nível do futebol local. Foi cogitado, inclusive, o uso da Lei de Incentivo ao Esporte (11.438) que permite empresas descontarem até 1% do Imposto de Renda para patrocinar o esporte.

Orlando Silva recebeu nesta quarta (3), no seu gabinete em Brasília, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) e o secretário de Esporte do Amazonas, Júlio César Soares. Além do agradecimento ao ministro pelo apoio a Manaus como candidata, eles trataram da renovação do Programa Segundo Tempo, a revitalização do Centro de Alto Rendimento e da construção do centro treinamento para a Copa.

Em relação ao futebol profissional, a deputada Vanessa diz que a opinião do ministro é oportuna uma vez que o Pólo Industrial de Manaus (PIM) acomoda mais de 400 indústrias. “Boa parte delas transnacionais e de grande marcas, inclusive financiadoras da Fifa. Nós precisamos ir a fundo e ver como essas empresas podem ajudar a soerguer o futebol amazonense”, disse a deputada Vanessa Grazziotin.

Sobre a escolha de Manaus como subsede, o ministro afirmou que foi importante uma vez que a cidade está no coração da floresta e o Brasil fará uma Copa comprometida com a sustentabilidade ambiental. “Creio que a cidade tem um grande desafio para preparar o estádio, a infraestrutura e mobilizar o povo para receber milhares de visitantes”, disse o ministro.

Ele também considerou que a unidade política e empresarial do Estado em torno do projeto da Copa foi muito importante para a escolha. Fez referência em particular ao desempenho do governador Eduardo Braga (PMDB).

De Brasília,

Iram Alfaia

Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm