Encontro em Guanhães recebe cidades do Vale do Rio Doce e Jequitinhonha

O último dos 11 encontros macrorregionais realizados pelo PCdoB de Minas aconteceu neste sábado, dia 06 de junho. Os encontros serviram para debater a conjuntura política, a crise econômica, além de consolidar e ampliar a atuação política nos movimento

Estiveram presentes no encontro o presidente da Câmara de Guanhães, Demétrio de Miranda Ayala (PSDB), acompanhado dos vereadores Demerval de Pinho Tavares (PCdoB), Antônio Sérgio Figueiredo de Oliveira (PDT), Osmar Gomes Fidelis (PMDB). Também compareceram os vereadores Raimundo Ribeiro da Costa (PT), da cidade de São João Evangelista, Cícero (PCdoB), da cidade de Diamantina e o vereador Nem (PCdoB), de Cantagalo, além dos presidentes do PCdo B de Turmalinas, José Antônio, e de Dores do Guanhães, Geraldo.
 


Para o secretário de Finanças do PCdoB Minas, Fernando Máximo, os encontros servem para consolidar o partido e dá-lo mais destaque no cenário político. “Hoje, estamos à frente de prefeituras, participamos de mais de 70 governos progressistas, temos 40 vereadores e presidimos as casas legislativas de importantes cidades como Uberaba e Formiga. São lideranças políticas que começam a desenhar um novo quadro na política do estado. O PCdoB atualmente é uma voz importante e, em 2010, seremos uma via alternativa real para o povo mineiro”, avalia.
 


Porém, além das conjunturas políticas e da formação dos seus militantes, o encontro realizado em Guanhães recebeu reclamações e denúncias dos trabalhadores da cidade e região. O que se pôde perceber é que com o momento de crise econômica, os pequenos produtores rurais são os que mais têm sido afetados. Essa denúncia foi apresentada pelos pequenos produtores à Câmara Municipal de Guanhães, um espaço democrático, bem organizada, recém reformado e todo adaptado para atender a população. “É uma das mais bem organizadas câmaras do interior mineiros”, afirmou o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB-MG), que participou do encontro.
 


De acordo com os participantes, os produtores rurais têm reclamado que o governo tem cometido perseguição aos pequenos produtores e intensificado a fiscalização sob as propriedades e mercadorias. “Grande parte da produção de queijo foi jogada fora, queimada em praça”, afirmaram os presentes, que argumentaram que o governo não leva nenhum benefício para a região, somente cobranças e multas. “O IMA multa, o IEF multa, a Polícia Florestal multa, mas não há quem auxilie, ensine ou traga benefícios”, completaram. Eles afirmam que o governo de Minas é uma indústria de multas.
 


Outra reclamação recebida foi por parte dos taxistas, que têm reclamado que estão sendo perseguidos pelo DER e Polícia Rodoviária Estadual sob a alegação de transporte clandestino de passageiros. Como as cidades vizinhas são muito próximas e nessa época ocorre muitas festas, os veículos de taxi perdem corridas e acabam sendo prejudicados.
 


Outra denúncia foi em relação ao Hospital Regional Imaculada Conceição, incluído no projeto PróHosp, que foi reformado, recebeu alguns novos equipamentos, mas não tem médicos para atender aos pacientes da cidade e nem a demanda regional. “Quem precisa de um tratamento mais delicado, como uma cirurgia por exemplo, tem que se deslocar para Diamantina ou para Belo Horizonte”, contaram os vereadores. “Somente quem mora no interior de Minas, sabe como é o governo Aécio”. Essa foi uma afirmação repetida unanimemente pelos participantes do encontro. 


 


De Belo Horizonte,
Sheila Moreno