Banco Mundial diz que China pode tirar o mundo da crise
O forte crescimento da China poderá ajudar a tirar o mundo do atual colapso econômico, afirmou o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, que também saudou os progressos do iuan para se tornar uma moeda de reserva global. Com o crescimento da Chin
Publicado 09/06/2009 12:55
“Qualquer previsão neste ambiente é arriscado, mas eu penso que a China provavelmente vai surpreender no lado positivo”, disse o presidente do Banco Mundial. “O crescimento da China não é apenas uma força estabilizadora, mas uma força que puxará o sistema”, acrescentou. Zoellick pediu aos países que não obstruam este “relacionamento simbiótico”. “Neste ambiente, se você tiver o surgimento de protecionismo em um lado ou do outro, ou tiver alguma dúvida colocada sobre os mercados financeiros, esses são os tipos de fatores que podem levar uma situação frágil a ficar pior”, afirmou.
O órgão regulador de câmbio da China informou nesta terça-feira que lançará mais medidas para facilitar os investimentos no exterior por empresas chinesas. A Administração Estatal de Câmbio disse que permitirá que empresas chinesas qualificadas usem capital retido, em iuan ou em moedas estrangeiras, para comprar moedas para financiar subsdiárias em outros países.
As empresas chinesas já tinham permissão para usar esse dinheiro para apoiar operações externas, mas as novas regras parecem ser parte de um plano para simplificar procedimentos de aprovação de investimentos. As medidas entrarão em vigência em 1º de agosto.
Com agências