Blog da Petrobrás é um sucesso. A culpa é do Globo, Folha e Estadão
O tiro saiu pela culatra, deve estar pensando a mídia tucana. Apesar de todos os ataques à Petrobrás, o blog lançado pela empresa no mês de junho é um sucesso na internet. Em pouco mais de duas semanas foram mais de 417 mil visitas, uma média de mais de 2
Publicado 18/06/2009 10:23 | Editado 04/03/2020 17:04
O Blog da Petrobrás – Fatos e Dados – surgiu da necessidade da empresa se posicionar sobre “as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)”. Porém, seu alcance foi muito maior.
Desde o seu lançamento, o blog Fatos e Dados recebeu pesadas críticas da grande mídia. Esses ataques – ao contrário do que se poderia pensar – serviram para divulgar o blog para a sociedade, o que a Petrobrás ainda não tinha feito. Quantos, após ler a notícia nos jornais, buscaram conhecer o blog da Petrobrás? Ou seja, os histéricos ataques do Globo, Folha de São Paulo e Estadão fizeram com que a população conhecesse a iniciativa da empresa.
Agora, a cada matéria tendenciosa dos jornais, o leitor pode imediatamente acessar o blog e conhecer o outro lado. Ou pelo menos a resposta completa passada pela Petrobrás e que o jornalista, por um motivo ou outro, não publicou. A espinha dorsal da mídia foi quebrada.
Mas os ataques não cessaram. Neste mês de junho, a cada dia os ditos “especialistas” foram convocados para corroborar a posição da mídia tucana. O Globo, no dia 10, entrevistou o professor de Filosofia Roberto Romano, que no melhor estilo fundamentalista de Bush, classificou o blog como “terrorismo de estado”, já que a Petrobrás passou a divulgar as perguntas dos jornalistas. No dia seguinte, nova matéria condenando a iniciativa. Após meia página destacando entidades contra o blog, sobrou um pequeno trecho para a ABI. Dizia: “O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, assinou nota de apoio ao blog”. E fim de papo.
Um outro dado que também mostra que a tentativa da mídia em desmoralizar a iniciativa da Petrobrás foi por água abaixo foi a enquete promovida pelo jornal Folha de São Paulo. Em sua página na internet o diário pergunta: “Você aprova a decisão da Petrobrás de vazar em blog as perguntas feitas por jornalistas para reportagens que ainda não foram publicadas?”. Resultado até o momento (17/06): com 6.244 votos, 85% disseram SIM, e 15% responderam que NÃO.
Em recente reunião com a direção do PCdoB/RJ, Maurício Azêdo, presidente da ABI, informou que também tem recebido diversos apoios pela posição da entidade.
O que eles chamam de “vazar”, na verdade, é o grande temor da grande mídia: que ela deixe de ser o interlocutor entre a sociedade e governos. Gostam os jornalistas de achar que a notícia é de propriedade deles, como se ela não fosse pública, principalmente em se falando da Petrobrás. Ao mesmo tempo, acusam o blog de antecipar as matérias dos jornais. De maneira alguma, o Fatos e Dados poderia expor reportagens em curso, pois desconhece o conteúdo e a abordagem que o jornalista dará a matéria.
Em artigo no Estadão, Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação, entrega o grande medo da mídia. Segundo ele, essa “quebra desleal da relação da fonte com o jornalista e o veículo de comunicação social” visa atingir “aos três maiores jornais da imprensa brasileira”.
Como disse o sociólogo Emir Sader, “que se multipliquem os blogs alternativos – estatais e públicos não governamentais – para quebrar esse monopólio fundado no dinheiro e na mentira, para que fiquem reduzidos ao que são – órgãos da ditadura privada do dinheiro e da opinião mercantil”.
Para quem ainda não conhece – http://petrobrasfatosedados.wordpress.com
*Jornalista