Comissão Estadual de Organização discute mobilização para o 12° Congresso do PCdoB

A Comissão Estadual de Organização se reunião na manhã desta quinta-feira, dia 18, em Curitiba para discutir e encaminhar o início das mobilizações para os debates do 12° Congresso do PCdoB.


O 12° Congresso foi convocado pelo Comitê Central do Partido na sua última reunião, em 6 e 7 de junho; e terá sua plenária final de 5 a 8 de novembro, na cidade de São Paulo. Os debates sobre o extenso temário do congresso começam imediatamente e contarão com reuniões de base, plenárias, conferências municipais e a conferência estadual, que será no início de outubro.



Na reunião, a comissão definiu alguns encaminhamentos para que esse debate tenha início e envolva todo o contingente partidário. O primeiro passo é a realização de reuniões de quadros para que os documentos sejam conhecidos e analisados pelos dirigentes do Partido. Em seguida, os municípios devem realizar grandes debates sobre o temário do congresso.



A agenda definida até o momento é a seguinte: Reunião da Comissão Política Estadual no dia 27 de junho, em Curitiba; Lançamento Estadual do 12° Congresso do PCdoB e Encontro Estadual de Organização no dia 11 de julho, também em Curitiba. Em Londrina, a direção municipal já se adiantou e realiza a primeira reunião para discutir os documentos do Congresso nessa sexta-feira, 19 de junho.



A Comissão de Organização também aponta que no bojo das mobilizações e debates do congresso, o Partido deve reforçar sua organização. Para tanto, torna-se obrigatória a aquisição da Carteira Nacional de Militante para a participação das conferências municipais e estadual. Também é obrigatória a adesão ao Sistema Nacional de Contribuição Militante (SINCOM) para todos os dirigentes municipais e estaduais.



Segundo Joel Benin, Secretário de Organização do PCdoB, o 12° Congresso deverá ser um dos mais importantes da história do Partido. “O momento de crise do capitalismo eleva o papel do congresso, pois o PCdoB apresenta uma opção para a sociedade, que é o socialismo.” Completou Benin.