Festejos juninos de Sergipe serão conhecidos na America do Sul

Os festejos juninos de Sergipe ganharão as telas das emissoras publicas de diversos países da America do Sul, a exemplo de Argentina, Colômbia, Uruguai e Venezuela. A divulgação nestes países da maior tradição popular nordestina brasileira será viabilizad

A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Aracaju (Funcaju). Com dois anos de existência e mais de cem edições gravadas, MP3 é um programa voltado para a documentação dos ritmos e gêneros musicais mais importantes dos países visitados. A condução do programa fica a cargo do músico e ex-líder da banda de reggae 'Los Pericos', Fernando Hortal, ou Bahiano, como é mais conhecido em seu país.



A equipe do programa permanecerá em Sergipe de 23 a 29 de junho e será composta por quatro profissionais: o produtor César Canessa, o cinegrafista Facundo Lopez, o diretor Andres Irigoyen e o apresentador Fernando Hortal (Bahiano). A Aperipê oferecerá apoio técnico e de produção local para a equipe argentina. A produtora Nadja Donato, da tevê pública sergipana, será responsável pela produção local. Além disso, dois alunos do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira acompanharão os trabalhos de produção e gravações.



O programa

 
Neste período o programa já documentou os gêneros musicais de diversos lugares da América Latina, como México, Chile, Cuba, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Guatemala, El Salvador e Uruguai. O programa ganhou o Premio Fund TV 2007 como melhor produção de interesse artístico cultural e foi declarado de interesse cultural pelo Ministério das Relações Exteriores e Comércio Internacional da Argentina, além de ter sido indicado por dois anos seguidos ao Premio Martin Fierro, um dos mais importantes da TV portenha.



“Tivemos a possibilidade de estar em alguns estados do Brasil e conhecermos parte de suas tradições e suas músicas. Recebemos com entusiasmo a proposta da Aperipê TV de conhecer as diversas atividades que se realizam durante o mês de junho em Sergipe e, principalmente, ficamos felizes por poder registrar os grupos de forró, seu cotidiano, ver as quadrilhas juninas, as brincadeiras, os cantores e músicos mais importantes da região. Sem dúvida este é um dos eventos culturais mais importantes e populares do Brasil”, afirmou Rafael Veljanovich, diretor-executivo da produtora Zona Comunicación.



Veljanovich destacou ainda o extenso portfólio do programa, que já entrevistou personalidades expressivas como o escritor uruguaio Mário Benedetti, um dos mais importantes nomes da literatura latino-americana, morto recentemente; o cubano Silvio Rodriguez, um dos cantores cubanos contemporâneos de maior relevo internacional, criador juntamente com Pablo Milanés, Noel Nicola e outros músicos do movimento da Nova Trova Cubana; os brasileiros Milton Nascimento, Daniela Mercury e Paulinho Moska, e muitos outros.



Segundo a diretora-presidente da Fundap, Indira Amaral, “a produção é sem dúvida um marco para a Aperipê TV porque nos aproxima de um mercado reconhecido pela qualidade de suas produções audiovisuais e abre possibilidades de outros projetos no futuro”. A Diretora ressaltou ainda a importância de Sergipe ter seus festejos juninos divulgados em outros países da América do Sul. “Com esta parceria estamos levando nossos festejos juninos e nossa cultura para um público novo, mas que em muitos aspectos tem uma forte identidade regional com o nosso país”, concluiu Indira.



Outras informações sobre o programa podem ser acessadas através do endereço eletrônico ou pelo site do Canal 7. O programa vai ao ar todos os domingos a partir da 20h.