Sergipe: Arraiá do Povo segue com programação diversificada
Com a proposta de valorizar e divulgar o trabalho dos artistas e grupos folclóricos sergipanos, o Arraiá do Povo montado pelo Governo do Estado na orla de Atalaia, em Aracaju, segue esta semana com uma programação repleta de apresentações culturais e atra
Publicado 18/06/2009 16:43 | Editado 04/03/2020 17:20
Através da Secretaria de Cultura (SEC) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), o Arraiá começou a funcionar no último dia 11. Desde então, já passaram por lá os artistas sergipanos Erivaldo de Carira, Luiz Paulo, Edgar do Acordeon, as quadrilhas Asa Branca e Maracangaia, bandas de pífano e grupos folclóricos dos municípios de Santo Amaro, Itaporanga d’Ajuda e Barra dos Coqueiros.
Para os próximos dias a programação inclui a apresentação de quadrilhas, trios pé-de-serra, bandas de pífano, entre outros artistas. Vários grupos folclóricos de todo o Estado também fazem parte da grande festa, como o Batalhão de Bacamarteiros do município de Carmópolis e o Samba de Coco da Muçuca, povoado do município de Laranjeiras, que se apresentarão nos dias 18 e 19, respectivamente.
Além dessas atrações, acontecerá na próxima quinta, 18, o VI Forró Xamego Especial, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Educação Física (DEF). O evento reúne estudantes com necessidades especiais das escolas das redes municipal, estadual e particular, e visa garantir um espaço de diversão e inclusão dentro dos festejos juninos do Estado.
Cidade cenográfica
O cenário do Arraiá do Povo foi idealizado no intuito de que os visitantes se sintam dentro de uma cidade do interior. Para isso, estão dispostas no local diversos estandes institucionais e de cultura regional, como é o caso da barraca do Cordel, além das comidas típicas que dão um gostinho especial aos visitantes que chegam para dançar o autêntico forró nordestino.
E para quem não sabe dançar o ritmo e quer aprender, o Governo do Estado está disponibilizando a Escola do Forró, localizada no barracão cultural do Arraiá do povo. As aulas são destinadas a turistas interessados em aprender e dançar o forró em seus variados ritmos.
O artesanato também tem seu espaço garantido no evento. São peças de cerâmica, madeira, bordados, renda irlandesa, entre outras obras que estão sendo expostas e comercializadas durante todos os dias do evento em estandes dentro da estrutura da cidade cenográfica.