Governo realiza workshop para promover mineração no Piauí
O Workshop Sobre Alternativas para o Desenvolvimento da Mineração no Piauí, realizado no último fim de semana, integrou projetos nas esferas estadual e federal. O esforço uniu também a iniciativa privada, com participação das prefeituras, para transfor
Publicado 29/06/2009 11:02 | Editado 04/03/2020 17:02
Wellington Dias disse que o Governo tem feito esforços para dotar o Piauí de infraestrutura em áreas como transporte, energia e disponibilização de água para facilitar a instalação de empresas mineradoras. E tem também trabalhado para garantir a expansão de ensino, tanto superior quanto técnico, para formar pessoal capacitado para as demandas do setor.
O diretor de Recursos Minerais do Idepi, Luiz Gonzaga Paes Landim, disse que há tempos que se sabe ser o Estado rico em recursos minerais, mas pela primeira vez há uma logística que inclui a implantação da infraestrutura adequada para exploração e comercialização, que inclui a ferrovia Nova Transnordestina. “Temos agora os meios para expandir o que antes era potencial, em processo que vai além das pesquisas”, ressaltou.
O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Antônio Cedraz Nery, disse que o empenho do Governo do Estado, através de Wellington Dias, tem sido fundamental para o desenvolvimento de ações em parceria com o Governo Federal, para ampliar o nível de informações em geologia básica.
Ele disse que esse esforço contribuiu para elevar o Piauí à quarta posição no ranking nacional dos Estados em pedidos de requerimento para pesquisas minerais, em 2008. No ano passado, foram feitos 1.500 requerimentos, colocando o Piauí atrás da Bahia, Minas Gerais e Pará, que possuem grandes jazidas de ferro e outros minérios.
O Piauí possui jazidas de pedras ornamentais para construção civil que vão do Extremo Norte do Estado até a fronteira com a Bahia, além de ferro, manganês, diversos tipos de argila, níquel, opala e diamante, entre outros. Cada um dos 11 territórios de desenvolvimento do Estado tem ocorrências minerais com planos de trabalhos específicos.