Governador inaugura mais uma etapa da Adutora do Garrincho
O governador Wellington Dias e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, inauguram nesta terça-feira (30) mais uma etapa da maior obra hídrica do Piauí, a Adutora do Garrincho, localizada na região de São Raimundo Nonato.
Publicado 30/06/2009 12:21 | Editado 04/03/2020 17:02
O governador entregará o Sistema Independente de Fartura que foi construído pela SEMAR, como uma alternativa mais econômica para se fazer o abastecimento de água doce para a população da Cidade de Fartura, tendo em vista que o traçado do Sistema Adutor do Garrincho fica a mais de 50 km desta localidade.
“Fazer uma derivação desta adutora representaria um investimento financeiro muito elevado, por outro lado o suprimento de água potável é um anseio justo e necessário da população de Fartura”, ressalta Dalton Macambira. Segundo ele, o sistema tem como objetivo a ampliação do manancial da barragem de Fartura, construção de estação de tratamento e bombeamento para reservatório de 75 m³ que abastece a cidade.om a conclusão da obra, o governo do Piau garante o abastecimento para mais de 953 habitantes até o ano de 2031 (Estimativa de crescimento de 1,1%a.a. pelo censo de 1996).
No dimensionamento para a conclusão do sistema é preciso enfatizar que foi considerada uma taxa de 120 litros de água por habitante por dia. Foi adotado no cálculo das vazões de projeto o funcionamento do sistema de 24 horas diárias, valor este a ser alcançado apenas no final de plano (2032). Foi considerado que a cidade possuísse 100% de hidrômetros. A vazão total do sistema Fartura, no ano de 2032, é de 10,44 m³/h. Totalmente suficiente para a cidade. Contanto que sejam tomadas as seguintes medidas: AGESPISA assumir urgentemente o sistema, reparo na rede distribuição e colocação de hidrômetros em 100% das residências.
Fonte: Semar