Governador sanciona lei que cria Região Metropolitana do Cariri

O governador Cid Gomes assinou nesta segunda-feira (29), em Juazeiro do Norte, a sanção da lei estadual que cria a Região Metropolitana do Cariri (RMC). A região será formada pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, bem como pelos municípi

A lei também cria o Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional, o Fundo de Desenvolvimento e Integração da RMC, além de incluir municípios de Pindoretama e Cascavel na Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto de Lei Complementar que trata da criação da RMC havia sido encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa em maio deste ano. O texto foi aceito por unanimidade na reunião conjunta de Comissões e na votação dos deputados estaduais.


 


Para o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, a criação da Região Metropolitana irá contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Cariri. “Agora tanto o Estado como os municípios da região poderão trabalhar o planejamento e a execução das ações de forma regional”. Além disso, de acordo com o secretário, o Cariri passará a estar apto a acessar fundos públicos específicos para regiões metropolitanas.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades