Para Chico Lopes aprovação das 40 horas abre perspectiva de conquista histórica
Uma decisão que abre a perspectiva de uma conquista histórica para os trabalhadores brasileiros. Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) avalia a aprovação, nesta terça-feira, 30/6, do relatório favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231
Publicado 30/06/2009 17:58 | Editado 04/03/2020 16:34
De autoria do senador Inácio Arruda, também do PCdoB, a PEC já demandou 14 anos de luta em prol de sua aprovação no Congresso Nacional. Uma história que, felizmente, ganhou um capítulo positivo na tarde desta terça-feira, com a aprovação unânime do relatório favorável à proposta, apresentado pelo deputado petista Vicentinho na Comissão Especial sobre o tema. Além de reduzir a jornada semanal para 40 horas, a PEC estabelece o aumento na remuneração de hora extra paga aos trabalhadores – de 50% do valor da hora normal, essa remuneração salta para 75% desse montante.
“A aprovação do relatório favorável foi uma conquista importante, na busca dessa vitória definitiva,q eu não é só dos trabalhadores, mas de toda a sociedade brasileira, pelo impulso que a redução de jornada dará à geração de emprego e ao desenvolvimento do País”, afirmou o deputado Chico Lopes, que em pronunciamento no plenário da Câmara ressaltou o impacto da proposta, capaz de viabilizar a criação de até 2 milhões de novos empregos.
“Há algum tempo não víamos a Câmara dos Deputados recebendo tanta gente, com tanto entusiasmo”, destacou Lopes, sobre a presença de trabalhadores e sindicalistas que acompanharam a votação do relatório, no auditório Nereu Ramos. “Com o relatório aprovado, seguimos em frente nessa batalha. Mas sabemos que a batalha mais difícil ainda está por vir, com as votações no plenário da Câmara e do Senado. De todo modo, os trabalhadores brasileiros podem celebrar uma esperança concreta, nesse momento que, em vez de crise, é de otimismo”, acrescenta.
De Fortaleza,
Dalwton Moura