O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo fez uma nova denúncia contra o banqueiro Daniel Dantas e mais 13 pessoas ligadas ao grupo Opportunity, do qual ele era controlador. Dantas foi denunciado na 6ª Vara Federal Criminal pelos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e crime de quadrilha e organização criminosa, no segundo inquérito originado da Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
No período em que se comemora o 2 de julho na Bahia, recrudesce a luta para que o Aeroporto Internacional de Salvador volte a sua denominação anterior, de “2 de Julho”. Existem quatro projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados tentando reverter a decisão da família Magalhães, que quis fazer uma homenagem póstuma ao filho, Luiz Eduardo Magalhães, colocando seu nome no Aeroporto.
O presidente do Senado, José Sarney, deve abrir processo administrativo contra Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado, e João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos, por prevaricação e improbidade administrativa. Segundo a assessoria da Presidência, a decisão foi tomada por sugestão da comissão de sindicância do Senado, criada para investigar a existência de atos administrativos não-divulgados na instituição. A perspectiva é que o ato seja feito ainda nesta segunda (6).
A reforma das regras eleitorais é o destaque das votações da Câmara dos Deputados desta semana, conforme acertado pelos líderes com o presidente Michel Temer. O PL 5498/09 é resultado de um grupo de trabalho multipartidário criado para analisar as propostas de mudanças nas normas de campanha. A pauta da sessão ordinária está trancada pela MP 462/09, mas o projeto pode ser votada em sessões extraordinárias porque a Constituição veda o uso de medidas provisórias para esse tema.