Artesanato piauiense é destaque no Salão de Turismo

Durante o 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, o artesanato piauiense teve destaque no espaço Vitrine Brasil, destinado à exposição e comercialização dos produtos associados ao turismo de todas as regiões do Brasil.


 


 

O espaço é uma estratégia do Ministério do Turismo dentro da feira com a intenção de evidenciar a singularidade dos destinos brasileiros, tais como artesanato, moda, joias, produtos de agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia das 27 Unidades da Federação.


 


E pretende sensibilizar e conscientizar os visitantes, operadores, agentes de viagens e empreendedores do setor turístico para a valorização e a inserção dos produtos associados em viagens, empreendimentos, roteiros turísticos. O tema escolhido para esta edição foi Fauna e Flora.


 


O Vitrine Brasil possui lojas de artesanato, espaço da moda, joias e oficinas de artesanato ao vivo. O Piauí foi muito prestigiado durante a feira em sua loja de artesanato com peças de grande aceitação no mercado nacional, tais como, arte santeira, cerâmica da Serra da Capivara, cerâmica do Poti Velho, biojoias, peças em sisal, buriti, couro, carnaúba e crochê.


 


Segundo Juçara Lacerda, diretora administrativa e comercial do Programa de Artesanato do Piauí (Prodart) a venda do artesanato do Piauí foi intensa. “A procura foi tão grande que vendemos todo o nosso estoque, o visitante que recebia as informações do artesanato no estande do turismo vinha procurar os nossos produtos. Além da grande divulgação que a cerâmica da Serra da Capivara recebeu com o Congresso Internacional de Arte Rupestre, o Global Rock Art”, afirmou Juçara.


 


 


O artesão José Cornélio de Abreu, mais conhecido como Mestre Cornélio, participou do espaço Saber Fazer, onde ele fez ao vivo para os visitantes verem de perto seu trabalho, esculturas em madeira, peças da renomada Arte Santeira do Piauí. Conhecido internacionalmente, Mestre Cornélio, faz exposição e tem peças vendida em todo o mundo.


 


Clientes e empresários paulistas fizeram grandes encomendas de vários segmentos do artesanato piauiense. Grandes restaurantes de São Paulo procuraram jogos americanos feitos em tecelagem e sisal. “Já repassamos as encomendas para os artesões do Piauí atender”, disse Juçara.


 


As opalas de Pedro II estavam em dois espaços da feira, no espaço de moda no Projeto Talentos do Brasil e no espaço Joias do Brasil, que traduz a diversidade da produção artesanal associada à moda, além de estar nos emblemas dos troféus dados pelo Ministério do Turismo aos oito melhores roteiros regionais do País.


 


Segundo Áurea Brandão, da empresa Opalas de Pedro II, os troféus foram muito elogiados e as joias expostas na feira tiveram muita aceitação entre os visitantes. “Nós gostamos de participar de feiras assim como o Salão do Turismo, pois é muito importante divulgar a opala que no Brasil só existe em Pedro II, e também divulgar o roteiro turístico de Pedro II através da opala”, afirmou Áurea.


 


Já é o segundo ano que a empresa Opalas Pedro II, é premiada com o premio Top 100, as cem melhores peças de artesanato do Brasil com design de Virginia Scott.