UJS/MA prepara participação no 51º Congresso da UNE
Os estudantes universitários maranhenses serão representados por 188 delegados eleitos em praticamente todas as instituições de ensino superior. A expectativa é de compor no Congresso uma chapa unitária para dirigir a UNE a partir de julho
Publicado 07/07/2009 17:32 | Editado 04/03/2020 16:48
A União da Juventude Socialista no Maranhão conseguiu eleger a maior bancada para o 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes, que será realizado em Brasília no período de 15 a 19 de julho. Dos 188 delegados eleitos para representar os estudantes maranhenses, a UJS elegeu 63. “Isto foi possível graças ao trabalho permanente que fazemos e que torna a UJS a principal referência de atuação política dos estudantes”, destaca o presidente da entidade no Maranhão, Leonardo Cordeiro.
A batalha agora da direção da UJS e das demais forças políticas que atuam no movimento estudantil universitário é para garantir o transporte de todos os delegados até Brasília. “Solicitamos o apoio das universidades e de outras entidades e instituições”, destacando sempre a importância do movimento estudantil para a ampliação da democracia em nosso país e sobretudo para a garantia de um educação superior universal, gratuita e de qualidade.
Leonardo avalia como muito positivo o balanço do processo de tirada de delegados. “Conseguimos chegar às mais diversas instituições de ensino superior, levando o debate sobre a educação e defendendo nossas bandeiras históricas”, diz. Para ele o novo modelo de eleições, em que os delegados são escolhidos diretamente por universidade, mobilizou amplamente os estudantes.
A expectativa da delegação da UJS, acentua Leonardo, é unificar uma chapa em torno dos eixos defendidos pela tese “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”.